Técnica Pomodoro: aumento da produtividade na empresa

 

Se você está desencorajado a fazer as tarefas no seu ambiente de trabalho, se lhe falta ânimo e até mesmo o tempo parece correr contra você, é preciso tomar uma atitude urgente com relação a isso. Por acaso, você já conhece ou ouviu falar na Técnica Pomodoro? Nós vamos explicar como funciona esse método que vai aumentar a sua produtividade na empresa.

Antes de mais nada, quero explicar o motivo desse nome. Pomodoro é uma palavra italiana que, traduzida para o português, significa tomate. Francesco Cirillo batizou assim a sua criação porque utilizou um daqueles cronômetros de cozinha em forma de tomate quando desenvolveu essa estratégia. E, acredite, ela vai mesmo otimizar o gerenciamento de tempo.

 

Como funciona a Técnica Pomodoro?

 

Esse procedimento consiste em dividir as tarefas em blocos de 25 minutos cada, com descanso de 5 minutos entre eles. Enquanto você estiver desenvolvendo alguma atividade, não pare, não se distraia, não desvie a sua atenção e concentração. Quando você completar quatro blocos, faça uma pausa de 15 minutos.

 

Durante as pausas, você deve dar uma volta pelo ambiente, tomar um copo de água fresca, alongar-se, conversar rapidamente com algum colega, enfim, fazer alguma coisa que possa aliviar a tensão. Porém, não ultrapasse o tempo estipulado. Você pode fazer como Cirillo e usar um cronômetro de cozinha. Ou, ainda melhor, o timer do celular.

 

tecnica-pomodoro-produtividade

 

Ajustando o método às suas necessidades

 

VOCÊ TAMBÉM ACREDITA QUE O DIA DEVERIA TER MAIS DO QUE 24H? Aprenda a organizar melhor seu tempo:

 

Após finalizar uma atividade, risque-a da lista. Eu diria que é interessante anotar também quantos pomodoros foram necessários para a conclusão da tarefa. A longo prazo, isso vai ajudá-lo a ter uma média de tempo necessário para cada uma delas e isso servirá também como unidade de medida para o gerenciamento de coisas que precisarão ser feitas posteriormente.

 

Segundo Francesco Cirillo, dividir o seu tempo em blocos faz com que você se concentre mais nas tarefas que estão sendo executadas. Depois de um tempo, o foco passa a ser quase que imediato e o cérebro acaba se acostumando com esse ritmo. As pausas são necessárias para aliviar a pressão do trabalho e, com isso, você volta mais motivado para a atividade.

 

A técnica pode ser utilizada por qualquer pessoa, principalmente, por aquelas que, como você, precisam gerenciar melhor o tempo de trabalho. Você vai demorar cerca de 15 dias para acostumar-se com a técnica, mas os efeitos aparecem nos primeiros dias. Você terá a sensação de que seu tempo rendeu muito mais.

 

Seja determinado e invista nessa técnica

 

Um dos grandes segredos da Técnica Pomodoro é ser persistente e determinado, não deixando de completar os blocos de tarefas e fazendo as pausas para descanso quando der o tempo certo. Adapte-o ao seu ritmo de trabalho, faça tudo conforme recomendado e, em pouco tempo, você verá como a sua produtividade na empresa se tornará muito melhor.

 

Se você já utilizou a Técnica Pomodoro em algum momento na sua vida, conte-nos a sua experiência!

Ah! Está querendo aprofundar no tema de organização para aumentar a produtividade? Leia também: Como fazer organograma funcional?

Esse texto foi escrito por Michelle do Professores do Sucesso.

Veja também

Leave a Comment