AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

Técnico em Segurança do Trabalho: O que é, o que faz e melhores cursos

Técnico em Segurança do Trabalho: O que é, o que faz e melhores cursos

O técnico em segurança do trabalho é um profissional essencial às empresas tendo em vista a sua relevância na preservação da integridade física e até da emocional dos colaboradores. É o que afirma o Wesley Alves palestrante do palestra para professores.

Este profissional tem como principal função a inspeção das condições de trabalho, instalações, equipamentos e outros processos para eliminar os riscos à saúde dos colaboradores, como também garantir que as normas regulamentadoras de segurança no trabalho sejam cumpridas.

O seu papel é agir de forma preventiva nos acidentes de trabalho por isso grande parte do seu trabalho é mapear os perigos, desenvolver ações para tornar os ambientes seguros e outros.

Saiba mais no texto o que é, o que faz e outros detalhes sobre este profissional.

O que é um Técnico em Segurança do Trabalho?

O técnico em segurança do trabalho é a pessoa que atua na prevenção de acidentes nas empresas, é a pessoa mais indicada para oferecer uma palestra para sipat. E por isso tem sido cada mais essencial ao dia a dia corporativo devido aos seus serviços que variam entre a implementação de estratégias para evitar acidentes, mapeamento de riscos e até mesmo a conscientização dos trabalhadores sobre a sua saúde e segurança.

Por mais que ainda existem pessoas que negligenciam o trabalho deste profissional por acreditar que suas ações são pontuais apenas a alguns momentos, é preciso compreender mesmo que na ausência de acidentes o técnico é fundamental a rotina de uma empresa.

O seu trabalho é diário, pois o objetivo é criar hábitos seguros como também proporcionar a conscientização das pessoas sobre a maneira como trabalham, as atitudes que podem evitar acidentes, os cuidados em relação a sua saúde para evitar doenças ocupacionais e outros.

O que faz um Técnico em Segurança do Trabalho

Conforme dito acima, o técnico em segurança do trabalho desempenha inúmeras funções em uma empresa que podem ir além do ato de cuidar ou solucionar os acidentes de trabalho.

Na verdade o seu papel está concentrado em proteger as pessoas e para que isso aconteça ele pode desempenhar inúmeras funções e trabalhar em conjunto de outros grupos da empresa que assim como ele também lutam pela saúde e segurança dos colaboradores, como por exemplo, a comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA).

Juntos eles podem criar programas de conscientização, treinamentos para manter o público interno da empresa atento aos seus serviços, workshops sobre os primeiros socorros e infinidade de eventos com objetivo de conscientizar, ajudar e motivar os colaboradores.

Sendo assim, os serviços desempenhados pelo técnico em segurança do trabalho, são:

  • analisar as melhores iniciativas para proteger o público da empresa;
  • desempenhar os programas que permitem mitigar riscos de acidentes;
  • iniciar os programas sem atrapalhar produtividade do setor;
  • gerenciar conflitos entre as áreas e comunicar as políticas de segurança no trabalho;
  • fiscalizar e monitorar a aplicação correta das normas;
  • treinar os colaboradores sobre como agirem em casos de acidentes;
  • treinar os funcionários da empresa sobre normas de segurança
  • inspecionar locais, instalações e equipamentos da empresa;
  • determinar fatores de riscos de acidentes;
  • entre outras.

Onde o Técnico em Segurança do Trabalho pode trabalhar?

Não existe um nicho específico do mercado em que o técnico em segurança do trabalho seja especializado, na verdade ele pode desempenhar o seu trabalho em qualquer área.

Portanto, o profissional pode atuar tanto em empresas públicas e privadas, como também em órgãos oficiais como parte da equipe de serviços especializados conduzidos pelas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego.

Além disso, ele também pode trabalhar como um prestador de serviços em empresas, ou seja, ele trabalharia sem vínculo empregatício com a empresa podendo trabalhar em diferentes corporações ao mesmo tempo para garantir que o seu serviço chegue a mais pessoas.

Geralmente o técnico de segurança do trabalho atua mais em empresas da indústria, construção civil e hospitais por serem locais em que os riscos de acidentes de trabalho acabam sendo maiores, mas outros negócios como banco e comércios também podem contar com o seu serviço para manter o ambiente de trabalho mais seguro e os trabalhadores conscientes.

Como um Técnico em Segurança do Trabalho pode trabalhar

Assim como em outras profissões, qualquer pessoa pode se tornar um técnico em segurança do trabalho, porém para que isso aconteça será necessário cumprir algumas exigências.

No caso, é essencial que a pessoa tenha o segundo grau completo e faça um curso técnico de especialização em segurança no trabalho que por sinal já é oferecido por inúmeras instituições de ensino sendo a maioria com duração de 18 meses ou aproximadamente 1.400 horas.

Outro detalhe importante para ser um técnico em segurança do trabalho  é ter um perfil profissional baseado na ética e capacidade de administrar conflitos, boa observação técnica, proatividade, boa comunicação, disciplinado, boa relação interpessoal e assim em diante.

Ao seguir todos os critérios o profissional precisa fazer a solicitação de um cartão de registro profissional do técnico em segurança do trabalho que é emitido pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) via internet e caso aprovado basta imprimir os dados do cartão.

Os melhores cursos de Técnico em Segurança do Trabalho

Hoje em dia existem inúmeras instituições que oferecem cursos para especialização em técnico em segurança do trabalho que permitem uma formação de alta qualidade e eficiência.

Existem cursos presenciais como também opções 100% digitais, no caso estudo à distância (EAD).

Algumas opções de cursos considerados os melhores nesta área, são:

  • SENAC: Curso para Técnico em Segurança do Trabalho
  • EDUCA+BRASIL: Curso para Técnico em Segurança do Trabalho
  • SENAI: Curso para Técnico em Segurança do Trabalho
  • FAMESP: Curso para Técnico em Segurança do Trabalho

Vale ressaltar que existem muitas outras opções disponíveis no mercado, além de que algumas prefeituras e organizações sem fins lucrativos também oferecem este tipo de curso de forma gratuita para alguns públicos – neste caso é importante se informar com a sua cidade.

Comece a estudar e se torne um Técnico em Segurança do Trabalho

Se tornar um técnico em segurança do trabalho pode te garantir sucesso profissional e independência financeira justamente por se tratar de uma das profissões mais essenciais ao mercado por tratar da segurança, bem-estar e saúde dos funcionários das empresas.

Encontre um curso de sua confiança e comece estudar para ser um profissional de sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *