AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

Tecnologia e saúde: entenda como o avanço tecnológico contribui com a medicina

Tecnologia e saúde: entenda como o avanço tecnológico contribui com a medicina

A tecnologia e a saúde andam juntas hoje em dia, como podemos ver em sistemas para clínicas e outros recursos. Mesmo que elas sejam ciências totalmente diferentes, a atuação em parceria tem trazido otimizações para os consultórios e instituições médicas, além de mais avanços em relação aos cuidados com os pacientes.

Mesmo que já existisse a parceria entre as duas áreas, a transformação digital que se acelerou em 2020 devido à pandemia fez com que muitas ferramentas fossem adotadas dentro dos consultórios e que a tecnologia e saúde se unissem para o bem-estar da população.

Por isso, pensando no avanço tecnológico, neste artigo vamos discutir sobre a relação entre as duas ciências e como elas podem ser aliadas para criar soluções para as instituições médicas. Veja também a importância delas andarem juntas e quais são os recursos criados a partir dessa união.

Se você ficou interessado no assunto e quer saber mais, continue aqui e acompanhe! Boa leitura.

Qual a relação entre tecnologia e saúde?

Podemos dizer que a relação entre tecnologia e saúde é de parceria. Mesmo que as duas áreas tenham surgido com propósitos totalmente diferentes é possível uni-las em prol do bem-estar dos humanos e criar projetos bastante relevantes.

Nessa relação não existe uma ciência mais importante que a outra. Elas precisam andar juntas para construir métodos e recursos que irão cuidar da saúde de uma população. Para montar um sistema integrado, por exemplo, mesmo que as ferramentas tecnológicas sejam mais predominantes, os conhecimentos da área médica foram utilizados para contextualizar todas as funções do software.

Isso serve para qualquer projeto que surge a partir dessa união. Por isso, podemos dizer que a relação delas é de colaboração mútua, em busca de soluções para a saúde da população.

Qual a importância da tecnologia na medicina?

Mas, afinal, a tecnologia na medicina realmente é necessária? Qual a sua importância no mercado dos dias de hoje?

Mesmo que existam terapias alternativas que não usam recursos tecnológicos para o cuidado com o bem-estar dos pacientes, a comunidade médica indica que o paciente passe por outros especialistas e que seja submetido a exames e demais procedimentos para ter um diagnóstico conciso.

Isso mostra que mesmo optando por terapias naturais, o paciente sempre terá que recorrer à união dessas duas ciências. Elas são importantes para a precisão no diagnóstico dos pacientes e para trazer tratamentos mais eficazes, que são comprovados cientificamente.

A pessoa que recorre à acupuntura deve ter em mente que somente um clínico geral ou ortopedista darão o diagnóstico sobre o problema que acomete a sua saúde. Para isso ele terá que passar por exames e avaliações, tudo que a tecnologia ajuda a desvendar.

Quais tecnologias são usadas atualmente na área da saúde?

O ano de 2020 foi um período atípico no mundo. Com a pandemia do Covid-19, a tecnologia e saúde precisaram desenvolver vacinas em tempo recorde para imunizar as populações de todos os países, além de ter que lidar com a mudança nas formas de trabalho, relacionamento, entre outros.

Mesmo que a transformação digital já estivesse engatilhada na nossa realidade, as questões de saúde obrigaram esse avanço a tomar proporções estrondosas e muitas mudanças aconteceram em um período curto.

No relacionamento entre tecnologia e saúde, podemos destacar os seguintes recursos que são bastante utilizadas atualmente:

Sistema integrado

A adoção de um sistema integrado já era uma mudança que acontecia dentro dos consultórios e instituições médicas, mas que ganhou uma nova proporção em 2020.

A necessidade de centralizar todas as informações em um único lugar fez com que as organizações médicas procurassem softwares especializados no nicho da saúde. Além disso, a intenção era de recorrer a esses sistemas para contar com funcionalidades como marcação de consultas online, armazenamento de informações sobre os pacientes e outros recursos.

Prontuário médico eletrônico

Além disso, um avanço tecnológico que contribuiu bastante foi a adoção do prontuário médico eletrônico. Muitas vezes os profissionais de medicina perdiam tempo ao preencher esse documento à mão, o que diminuía o período de atendimento do paciente e reduzia a quantidade de consultas por dia. 

Com um sistema de prontuário eletrônico é possível preencher essas informações mais rapidamente e ainda ter tudo salvo dentro de um sistema, sem riscos do documento se perder dentro da clínica ou instituição médica (além de ser mais fácil para consultar). 

Telemedicina

Por fim, a telemedicina foi um dos marcos que mais representaram os últimos meses. A necessidade de passar por um atendimento, mas manter o isolamento social, fez com que essa modalidade se tornasse uma realidade e que a tecnologia e saúde andassem juntas em busca do bem-estar da população.

Existem ainda algumas divergências em relação à telemedicina, já que ela foi adotada em grande escala em 2020, mas mesmo sem precedentes, muitos especialistas acreditam que foi uma solução muito importante para o ano. 

Conclusão

Por isso, mesmo que as ciências da tecnologia e saúde pareçam antagônicas, elas atuam juntas na história da nossa vida e são protagonistas no cuidado com o nosso bem-estar. 

O avanço tecnológico trouxe muitos recursos para serem usados dentro da medicina, mas o ano de 2020 fez que algumas ferramentas ganhassem destaque e que representassem a maior procura dos consultórios médicos e outras instituições da saúde.

É comum ver a procura de sistemas integrados, prontuários médicos eletrônicos e até mesmo de locais que ofereçam telemedicina. Essas são três mudanças que mostram a nossa atual realidade e um pouco da junção das ciências de tecnologia e saúde.

Se você curtiu esse assunto e quer saber mais sobre, continue aqui e veja o nosso blog!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *