Como o uso de tecnologia pode alterar o cotidiano da sua empresa

As novas tecnologias estão presentes no dia a dia de todas as pessoas e, quando se fala nisso, não se faz referência apenas à internet. Isso porque, em uma série de atividades do cotidiano, nos deparamos com sistemas modernos, como na hora de pagar as contas com cartões e passar a catraca do ônibus ou do trem utilizando um bilhete eletrônico.

Mesmo o Brasil sendo um país ainda em desenvolvimento, estima-se que o uso de computadores em pequenas empresas ao longo dos últimos cinco anos, cresceu de 30 para 80%.

Isso porque esses recursos facilitam o cotidiano das pessoas e a tecnologia pode tornar as tarefas desempenhadas em uma empresa mais rápidas e eficientes. Um exemplo são os sistemas informatizados que abrangem todas as atividades que uma empresa realiza ao longo do dia.

O que muda?

Ao invés dos colaboradores usarem tabelas de Excel e outros recursos que estão apenas em seus computadores, a tecnologia presente nos softwares de gestão permite que os computadores se comuniquem. Com isso, são desenvolvidos banco de dados, documentos e notas são emitidos mais rapidamente e alertas lembram sobre prazos, entre outras funções.

Além disso, o uso de marketing digital, que surgiu a pouco mais de 20 anos, revolucionou o jeito de empresas se comunicarem com seus consumidores. Tal método é uma forma eficiente de divulgar uma marca e tem sido um diferencial adotado por diversas empresas.

Embora essa pareça uma realidade apenas de grandes corporações, a verdade é que mesmo empresas de pequeno e médio porte podem e devem investir em sistemas informatizados e meios online de divulgação para acelerar as rotinas do seu escritório e produção. É evidente que existem diversas formas para isso, mas hoje usaremos como base duas vertentes tecnológicas que ajudam no cotidiano das empresas: os softwares e o marketing digital.

Vantagens dos sistemas informatizados para empresas

Além de reunir informações e ajudar a organizar as tarefas diárias, tudo pode ser feito de modo online, sem que haja preocupação com a segurança das informações. E mais, quando todos os dados de uma empresa ficam em um servidor próprio, é preciso contar com um profissional para gerenciá-lo.

Ele deve possuir conhecimento e experiência em backups, as cópias de segurança, e dominar todos os procedimentos de segurança que um servidor exige. Mas quando se faz uso de um sistema de gestão empresarial online, não é preciso ter essa preocupação, pois as informações ficam seguras no servidor da empresa contratada que oferece o software.

Além de não precisar armazenar as informações do seu negócio fisicamente, a empresa contratada oferece todo o suporte necessário e mesmo treinamentos para que os colaboradores aprendam a usar o sistema informatizado.

  • Segurança

A segurança é garantida ainda por meio dos procedimentos de criptografia, normalmente usados pelos sistemas de gestão, que não permitem a terceiros acessarem as informações do cliente, já que todas elas permanecem em um ambiente seguro. E mais, só as pessoas autorizadas podem acessar o sistema. Outra vantagem é a facilidade em usar esses softwares.

  • Fora da empresa

Por ser um sistema online, os colaboradores da empresa que vão usá-lo podem acessá-lo de qualquer lugar, desde que tenham conexão à internet, e a qualquer horário do dia, uma vez que ele está disponível durante 24 horas por dia.

Como foi dito anteriormente, mesmo pequenas empresas podem contratar esse serviço, não só porque é possível encontrar opções com um bom custo benefício, mas também pelo fato dos sistemas de gestão não exigirem infraestrutura. Ou seja, por ser todo online, você pode acessá-lo de computador, tablet, celular e alguns ainda contam com aplicativo.

  • Reduza custos

Nesse sentido, outra vantagem para as empresa é contar com uma equipe reduzida e diminuir custos com mão de obra. Isso porque, a partir do momento que as tarefas de uma empresa entram em uma rotina informatizada, todos os procedimentos são mais eficientes e enxutos, com menos etapas.

  • Ganhe tempo

Além disso, é possível controlar com mais exatidão as atividades já realizadas, evitando o retrabalho, comum de acontecer quando mais de uma pessoa é responsável pela mesma atividade e a comunicação entre elas é falha.

  • Mobilidade

Falando de uma forma bem simples, mobilidade corporativa é a capacidade que a sua empresa desenvolve para estar em vários lugares ao mesmo tempo.
É permitir que a sua empresa aconteça, principalmente, quando os seus colaboradores estão trabalhando fora dela através da utilização dos diversos devices que já fazem parte do nosso dia a dia: smartphones, tablets, notebooks, entre outros.

Como funcionam os softwares de gestão online

Hoje em dia, é possível encontrar diferentes sistemas de gestão para empresas. Por isso, na hora de contratar um serviço é importante avaliar o que ele oferece, inclusive, se dispõe dos recursos necessários para dar conta de todas as tarefas que a sua empresa desempenha.

O software pode oferecer ferramentas que ajudem a controlar as seguintes operações:

Não se esqueça de avaliar ainda o custo que esse serviço tem, pois ele deve ser compatível com o seu orçamento. Hoje em dia, é possível encontrar empresas que oferecem o sistema informatizado de gestão por preços acessíveis e podem até mesmo dispor de um período gratuito para que o cliente avalie a qualidade do mesmo.

Outra dica é contratar empresas que contem com um atendimento de qualidade e que sejam comprometidas com os seus clientes. Para tanto, é possível buscar depoimentos dos clientes para conhecer um pouco mais sobre a experiência que possuem no mercado.

A importância de marketing digital:

Marketing digital consiste em um grupo de ações usadas na internet ou por meios digitais para fixar um marca ou produto no mercado. Além disso, através destas atitudes é possível conquistar clientes e estender sua lista de contatos importantes.

Tudo isso ocorre, principalmente, através da criação de websites personalizados, uso de todas as redes sociais como forma de divulgação e interação com os clientes, criação de conteúdo de qualidade fazendo uso de técnicas de SEO, criação de campanhas de marketing e uso de ferramentas como: Google Adwords e Facebook Ads.

Mas porque esse tipo de prático é tão importante? A questão é que o marketing digital permite que você extraia todo o potencial que o ambiente digital oferece e permite que, além de vender mais, você fidelize esses clientes, consagre a sua marca e tudo sem custo.

Conclusão

Por fim, é perceptível que as táticas de marketing digital aliadas à constante análise de resultados são poderosas para quem quer ter o sucesso empresarial e nenhum demanda muito investimento. Ademais, é válido ressaltar que ambos não podem ser considerados como “luxo”, já que grande parte dos empreendedores já utiliza tais métodos e ao deixar de usar você está ficando um passo atrás da concorrência.

De qualquer forma, desejamos muita sorte para o seu negócio e que depois dessas dicas o seu cotidiano se torne mais simplificado e lucrativo!

Veja também

Leave a Comment