Tecnologia No RH: Por Que Usar E Como Impulsionar Seu Negócio?

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Quem trabalha nesse setor, sabe que a tecnologia no RH torna cada vez mais produtiva e eficiente as suas rotinas de trabalho.

Isso porque as ferramentas e softwares tem como objetivo automatizar tarefas humanas. De modo que os recursos manuais e financeiros possam ser mais bem aproveitados em outras ações.

Mesmo que sua empresa não tenha uma atuação virtual, mas física, utilizar tecnologias auxilia no crescimento dentro do mercado!

Existem diversas ferramentas capazes de obter, extrair e gerar dados importantes no planejamento estratégico. Tornando assim, a tomada de decisões cada vez mais precisa.

Se você quer saber como aproveitar melhor as oportunidades de sua empresa e aumentar as vendas, confira as dicas deste artigo.

As Melhores Tecnologias No RH Hoje!

Hoje vemos que muito se fala sobre a importância do marketing digital para que as empresas se destaquem no mercado, certo?

Mas, por trás dessas estratégias e de diversas outras, qual a tecnologia usada por empresas que se destacam? O que você pode fazer para elevar o potencial de crescimento?

Vendas, marketing, compras, estoque e inúmeros outros setores utilizam dados e informações do RH.

Então, a chave é pensar em como facilitar essa troca de dados. Sem que a rotina de nenhum colaborador seja afetada, prejudicando o processo como um todo.

A seguir, separamos uma lista com o que tem de melhor e mais eficaz na tecnologia no RH hoje!

  1. Tecnologia de automação no RH:

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Atualmente, a necessidade de processar dados e informações se tornou prioridade quando o assunto é tecnologia.

Isso porque o mercado, em diversos aspectos, se tornou bastante mutável. Desse modo, é preciso contar com ajuda da automação para reduzir a necessidade de trabalho manual.

Gerando um melhor aproveitamento dos recursos humanos beneficiando funcionários que se tornam mais produtivos em suas tarefas!

Essas se tornam também mais ágeis com a tecnologia no RH. São diversas as ferramentas, mas, dou aqui destaque para o ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial).

Pois, essa ferramenta integra as informações de diversos setores e do próprio RH, em um único lugar. Facilitando a troca de dados entre colaboradores.

Com essa facilidade, ocorre uma melhora principalmente, no controle financeiro e empresarial das pequenas empresas, gerando:

  • Maior precisão no controle de custos,
  • Visão clara do faturamento e lucro;
  • Fluxo de caixa mais assertivo;
  • Economia pela identificação dos pontos de melhoria;
  • Planejamento mais estratégico;
  • Aumento no potencial de crescimento, otimizando a gestão de pessoas.

2. Gestão de relacionamento com o cliente:

Mais conhecidos como CRM (Customer Relationship Management) por muitos, essa é uma ferramenta incrível que traz melhorias no atendimento.

Vale ressaltar que quanto melhor este for, maior será as chances de aumentar as vendas. Pois, isso facilita a fidelização de clientes e a indicação da marca, feita por eles quando se sentem satisfeitos!

Todo consumidor espera ter um atendimento diferenciado, solícito e capaz de atender verdadeiramente as suas necessidades e problemáticas.

Por isso, investir nesse tipo de tecnologia no RH, é fundamental. Isso é o que determina a capacidade de vendas de uma empresa.

Quem é que nunca deu uma checada no “Reclame Aqui” para verificar a reputação de uma empresa, não é mesmo?

Ao fazer isso e encontrar um alto índice de reclamações não solucionadas, qual a chance de fazer negócio com eles? Mas, qual serão as chances se houver um índice positivo?

Portanto, os CRMs são sistema de gerenciamento de informações e dados dos clientes de uma empresa que se integram a diversas outras ferramentas.

Esse gerenciamento não se trata apenas de armazenamento de dados. Mas sim, da capacidade de cruzar e analisar todas as informações para destacar:

  • Estratégias de relacionamento ao cliente;
  • Oportunidades de crescimento.

Além do CRM, outras ferramentas como o Atendimento via Chat podem auxiliar na diminuição de custos, que poderão ser melhor aproveitados para elevar o potencial de crescimento!

  1. Tecnologia de análise de métricas no RH:

Para finalizar, é preciso destacar a importância que as tecnologias nesse setor proporcionam a empresa, quando o assunto é análise de impactos.

Ou seja, toda campanha, ação ou estratégia pode ter seus resultados mensurados. Algo que auxilia no planejamento e na tomada de decisões!

Através, por exemplo, da criação de uma matriz SWOT com ajuda da inteligência artificial. Definindo o que precisa ser aperfeiçoado a fim de estimular o crescimento do negócio.

São diversas as métricas analisadas dentro de uma empresa, sendo as mais comuns:

  • Taxas de conversão e rejeição;
  • ROI (Retorno Sobre Investimento);
  • Engajamento;
  • Investimento x interação.

Ou seja, quando uma empresa analisa seus resultados, é possível agir de forma mais estratégica e assertiva em suas próximas ações!

Conclusão

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Vimos então, ao longo deste artigo, como a tecnologia no RH traz inúmeras melhorias, tais como:

  • Maior produtividade, agilidade e eficácia;
  • Acompanhamento de indicadores de desempenho;
  • Integração de dados e informações;
  • Mais qualidade e agilidade nas rotinas de trabalhos;
  • Economia e controle financeiro;
  • Melhorias gerais nos processos e sua gestão.

Sem falar, na assertividade no recrutamento e seleção de pessoal, pois, uma boa gestão sempre eleva o potencial de crescimento de um negócio.

Para isso acontecer, é fundamental investir em tecnologias de inteligência artificial que facilitam o trabalho humano. Tornando mais precisos, os dados, informações, análises, relatórios e muito mais, dentro das empresas.

Ainda possui alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe-a nos comentários para que possamos esclarecê-la a você!

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