AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

Tecnologias para academias: principais tendências no mundo fitness

Tecnologias para academias: principais tendências no mundo fitness

 

Você deve concordar que, independente de qual geração esteja, hoje é praticamente impossível viver sem a tecnologia, seja na vida pessoal ou profissional. Não é verdade? 



Podemos dizer que esse é o maior impacto da tecnologia na sociedade e há muitos outros efeitos influenciando diversas áreas da humanidade.



E claro, o mundo fitness não poderia ficar de fora. A grande verdade é que a tecnologia na academia está transformando o modo como funciona a indústria fitness. Temos hoje desde aplicativos a tecnologias vestíveis. 



E se você ainda é daqueles que acha que a tecnologia não tem utilidade em academias e que, por isso, não precisa fazer esse tipo de investimento, continue a leitura deste artigo até o final. 



Neste post, mostraremos quais são hoje as principais tecnologias para academias em utilização no mercado, assim como as maiores vantagens de se adequar a essas soluções. 



Confira!



Revolução digital e tecnológica: principais impactos no mundo fitness 



Como você já deve ter percebido, o mercado fitness é um dos que mais crescem atualmente sendo, inclusive, um dos nichos com maior expansão no Brasil.



Trata-se de um mercado bilionário que, após o período de pandemia, pesquisas indicam que ele deve impactar ainda mais no mercado financeiro global. 



Hoje sabemos que esse crescimento tem bases bem mais fortes que há alguns anos, e o incentivo por uma vida mais saudável é a chama que aquece as academias, os centros esportivos e as ações que estimulam treinos ao ar livre.



Porém, ter bons hábitos de vida vai muito além disso, e envolve investimentos em diversos outros nichos do mercado, unindo alguns recursos para proporcionar bons resultados na prevenção de doenças, no bem-estar psicossomático e no melhor condicionamento físico do corpo. 



E é exatamente por esse motivo que temos encontrado, por exemplo, itens como aparelhos fitness de última geração, suplementos alimentares mais eficientes, gadgets que acompanham a evolução de exercícios físicos, nutricionistas na palma das mãos e outras ferramentas vantajosas para esse público.



O telefone que antes era usado somente para ligar para alguém. No relógio, só víamos a hora. Hoje, eles nos ajudam a contar passos, checar batimentos cardíacos, praticar exercício físico, controlar a alimentação, entre muitos outros cuidados com a saúde.



A grande verdade é que a revolução digital e tecnológica vem fazendo surgir, ano a ano, iniciativas que, antes, pareciam ideias de ficção científica. 



Hoje já podemos contar com milhares de dispositivos portáteis, aplicativos e inovações que ajudam a monitorar a saúde e a criar hábitos mais saudáveis.



Tais tecnologias estão chegando para transformar o modo como nos cuidamos e ajudam a criar um sistema de saúde mais sustentável. Além disso, é importante ressaltarmos que muitos consumidores têm optado por treinar em casa utilizando a opção online que muitas academias têm oferecido. 



E à medida em que se habituam a ter aulas online e treinar com orientações a distância, os clientes se tornam empoderados, adquirindo autonomia para escolher os serviços que mais lhes convêm.



No final, tais consumidores também estão mais bem informados sobre as vantagens e modalidades de treino, reeducação alimentar e procedimentos para melhorar a aparência.



Nesse cenário, empresas que se dediquem a ouvir o consumidor e adequar suas soluções conforme esse feedback saem na frente e conquistam mais facilmente o seu lugar no mercado.



Isto posto, conheça agora quais são as principais tecnologias presentes no mundo fitness: 



Aplicativos para academias e treinos 



Cada vez mais buscamos por aplicativos e tecnologias que facilitem a nossa vida. E os seus alunos estão procurando pela mesma coisa! 



Ideal para aqueles dias em que o aluno não consegue passar na academia, seja por estar viajando ou cuidando de alguém em casa, ou até mesmo decidiu utilizá-los nos treinos dentro da academia, os aplicativos hoje podem ser um forte aliado.



As plataformas estão repletas de opções de aplicativos para treinar. Temos desde opções pagas e gratuitas, específicas para uma modalidade ou tempo. Neste caso, se a sua academia possuir um aplicativo fitness, já é uma enorme vantagem para o seu negócio e seus alunos! 



Se você não aguenta mais gastar horas no WhatsApp negociando remarcação de aulas, por exemplo, ter um aplicativo fitness é o ideal para você! Além disso, em momentos como o atual, onde o número de alunos treinando em simultâneo deve ser reduzido, ter uma maneira de controlar isso é fundamental. 



Através do check-in online, você consegue, por exemplo, medir quantos alunos pretendem ir treinar em determinada hora do dia.



Tecnologia wearable: dispositivos eletrônicos que facilitam os nossos treinos 



Talvez o nome ainda não seja tão familiar, mas a tecnologia vestível (wearable, do termo em inglês) hoje já faz parte das nossas rotinas de treino e abrange um conjunto de dispositivos eletrônicos, especialmente câmeras e sensores, que podem ser incorporados a roupas, capacetes, relógios e outros acessórios, para gerar uma série de informações de saúde e localização, bem como facilitar a comunicação.



Atualmente, a tecnologia vestível inclui dispositivos como rastreadores de condicionamento físico, relógios inteligentes, monitores de frequência cardíaca e dispositivos de rastreamento GPS, que podem contar passos e monitorar a frequência cardíaca, temperatura corporal, calorias, tempo sentado e tempo de sono. 



Os smartwatches, como são conhecidos os modelos de relógio, são apenas um exemplo de tecnologia wearable que podem fazer a diferença na vida de várias pessoas e, inclusive, no seu negócio. Afinal, estamos falando de uma inovação que faz bem à saúde!



Esse tipo de aparelho permite que o aluno possa monitorar o seu desempenho e também sua evolução durante os treinos, permitindo um controle maior sobre sua saúde mas também a manutenção da motivação, já que nem sempre os resultados aparecem na balança ou no espelho mas podem aparecer no seu relógio, por exemplo. 



No final, tais itens podem ser o diferencial para avaliar a performance dos alunos da sua academia, mesmo que eles não sejam atletas.



Aulas online



Como foi possível perceber até aqui, a digitalização é uma realidade que vem alcançando diversos setores e foi acelerada pela pandemia, inclusive nas empresas voltadas para saúde e bem-estar.



Neste caso, aquelas que trabalham com vendas estavam mais acostumadas à dinâmica online, criando lojas virtuais e marketplaces para aumentar o alcance e as receitas.



No entanto, o mesmo não podia ser dito das academias, habituadas ao contato pessoal com os clientes. Acontece que mesmo esses locais tiveram que se adaptar a uma nova dinâmica, com a maioria dos indivíduos em casa para preservar a saúde e, paradoxalmente, buscando reforçar a imunidade.



Pensando nisso, uma saída inteligente para as academias continuarem entregando os serviços foram as aulas online, na modalidade gravada ou ao vivo.



Inclusive, como você deve ter percebido, nos últimos anos, se multiplicaram também os perfis em redes sociais que transmitem aulas ao vivo para engajar os clientes e conseguir novos interessados.



Neste caso, devido à comodidade e alcance, essa rotina online deverá se manter e até se expandir no curto prazo.



Coaching de saúde e consultorias online



Não há dúvidas de que os serviços de coaching de saúde e consultorias on-line agregam valor ao serviço prestado pela sua academia. 



Como você deve ter percebido, a abordagem preventiva e uma visão integrada sobre corpo e mente estão em alta, direcionando consumidores a locais que fornecem medicina integrada, consultorias em saúde e orientações personalizadas através do coaching.



Neste caso, a ideia desses serviços é ir além das questões fisiológicas, trabalhando as emoções para melhorar a performance nos treinos e a satisfação pessoal.



Dessa forma, é possível, por exemplo, tratar distúrbios alimentares, criar dietas customizadas e adaptáveis, prevenir lesões e potencializar o aproveitamento de alimentos o que, no final, irá oferecer uma experiência muito positiva para seu cliente. 



E como você provavelmente já deve saber, a experiência que o seu aluno adquire a partir do momento em que entra na sua academia pela primeira vez é o que realmente importa para que ele continue matriculado e indique o estabelecimento para outras pessoas.



Conclusão 



Como foi possível perceber, apesar dos tempos de crise, o mercado fitness continua sendo uma opção promissora no Brasil.

 

Muito disso graças a toda adaptação ao mundo digital que o mercado teve que passar. Temos hoje desde aplicativos a tecnologias vestíveis. Alunos que preferem fazer suas aulas online e procuram por consultorias também online. 



Nesse cenário, empresas que se dediquem a ouvir o consumidor e adequar suas soluções conforme esse feedback saem na frente e conquistam mais facilmente o seu lugar no mercado.



Ficou alguma dúvida ou sugestão sobre o tema? Então, escreva um comentário abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *