Tendências de negócios: sua empresa está preparada para 2020?

À medida que 2020 se aproxima, começam a surgir as avaliações do ano em vigência, e claro, uma análise dos altos e baixos que ele apresentou. Aparecem, também, preocupações com relação às tendências de negócios e como elas podem impactar o novo ciclo. Será que a sua empresa está preparada para o novo ano?

A verdade é que, salvo raras exceções, de um ano para o outro, as mudanças tendem a ser bem pequenas. Apesar disso, elas podem ser bem significativas, por isso, é melhor se preparar.

As tendências de negócios estão sempre se modificando e se modernizando, e isso não acontece no vácuo. As exigências do mercado tendem a seguir a evolução da tecnologia e das relações interpessoais.

Desta forma, estar atento ao que acontece no mundo corporativo é essencial para fazer um planejamento para o próximo ano, que vise o crescimento e bons resultados, ainda mais em um momento que a economia ainda não se recuperou. 

Neste artigo, a Xerpa preparou uma lista de tendências de negócios para 2020. Recomendamos que leia com atenção e analise como cada uma pode ser aplicada ou aperfeiçoada na sua empresa. Boa leitura!

Importância de acompanhar as principais tendências de negócios

Após um período conturbado no meio corporativo, tem se observado uma constante melhora no cenário e uma reação das empresas. O ano de 2018 foi marcado pela recuperação de muitas empresas brasileiras, já 2019 segue como um ano de reinvenção comercial.

Durante este período, novas tendências surgiram, mercados se expandiram, estilos de gestão foram recriados e aplicados. Novas ideias e oportunidades se apresentam para o futuro – que pretende ser promissor.

Se você é empreendedor ou gestor de uma empresa, precisa ficar atento às tendências comerciais para investir em ações certeiras. Clientes, cada vez mais exigentes e a concorrência acirrada, não permitem erros. E qualquer deslize no seu planejamento pode ser fatal e fazer a sua companhia perder credibilidade no mercado.

2020 está logo ali e está na hora de pensar nos passos para o futuro!

Tendências de negócios para 2020 e próximos anos

Selecionamos oito tendências de negócios que prometem ter grande peso em 2020. Essas dicas vão ajudar a traçar um planejamento mais sólido e com maior chance de êxito. Confira e aplique-as em sua empresa.

1. Maior controle sobre dados pessoais

Este, talvez, seja a maior e principal mudança empresarial para o ano de 2020.

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já foi aprovada e entrará em vigor, oficialmente, no segundo semestre de 2020.

A criação e aceitação desta lei é uma consequência natural, impulsionada pelos constantes registros de cibercrime e violação de dados. Nos últimos anos, houve um aumento significativo de identidades e senhas roubadas, além de outros crimes na internet, principalmente de grandes empresas.

A tendência é que, nos próximos anos, se estabeleça um padrão global de proteção aos dados, impactando diversas corporações e startups.

Na prática, o objetivo é regulamentar, de forma rigorosa, o tratamento que empresas públicas e privadas dão aos dados pessoais de clientes e usuários.

2. Empréstimos alternativos continuam em alta

Com toda burocracia envolvida, os empréstimos bancários estão em queda, e não é de hoje. É estimado que cerca de 80% das solicitações de empréstimo para pequenas empresas são rejeitados por “Bancos Tradicionais”.

Não é a toa que 2018 acabou sendo um ano de significativa expansão para o setor de empréstimo não bancários. Impulsionado, principalmente, por startups que buscam financiadores alternativos de capital.

3. Valorização de experiências personalizadas

Na era da experiência, nada mais lógico que consumidores preferirem marcas que ofereçam tratamento personalizado.

E a personalização pode acontecer de diversas formas, como cupons de desconto e recomendações baseadas em compras anteriores. A Dunkin ‘Donuts, por exemplo, divulgou uma taxa de resgate de 3,6% após uma campanha de cupom móvel destinada aos clientes de seu principal concorrente.

Outro modelo de personalização que vale a pena investir é a comunicação através do “canal de escolha” do cliente. 

A conversa ao vivo entre empresas e consumidores está caindo em desuso, principalmente para resolução de problemas e esclarecimento de dúvidas. No lugar, canais automatizados, como SMS e mídias sociais, estão crescendo em popularidade.

4. Aposta nos serviços de assinatura

Embora o mercado de assinaturas não esteja tão acelerado, em comparação com anos anteriores, o setor ainda cresce cerca de 1% ao mês. E tem bons resultados nos diferentes setores, como alimentação, beleza, vestuário e estilo de vida.

5. Mudança de comportamento social

A responsabilidade social corporativa é mais uma das tendências de negócios que vem ganhando força há anos.

Para o futuro, a expectativa é de que a responsabilidade social seja a principal aposta dos negócios. E empresas que ainda não sabem como contribuir devem começar a considerar esforços como: funcionários voluntários, escolha de fornecedores socialmente responsáveis, subsídios para iniciativas ambientais, entre outras ações.

Ou seja, empresas socialmente irresponsáveis precisam mudar suas ações e estratégias para se adequar às tendências de negócios.

6. Mais investimento no ambiente de trabalho

A qualidade do ambiente de trabalho é um dos fatores que mais impactam a motivação e a produtividade dos colaboradores de uma empresa.

O zelo pela equipe envolve questões ergonômicas, bons equipamentos, espaço para descanso, decoração lúdica, ginástica laboral e outros itens que se adequem às necessidades dos funcionários.

Além disso, deve incluir a preocupação com o ambiente organizacional. A criação e reforço de sua identidade, missão e valores é determinante para o sucesso de um empreendimento.

Quando os colaboradores se identificam com os objetivos e a identidade da empresa onde trabalham, tendem a se esforçar para que ela cresça. Isso porque quando nos sentimos verdadeiros atores no processo, nos sentimos mais motivados a desempenhar o máximo da capacidade para atingir melhores resultados.Então, entre as tendências de negócios para o futuro está a necessidade de prezar pelo clima organizacional e manter o ambiente saudável e construtivo.

7. Benefícios que promovam bem-estar financeiro

Outra tendência que começa a ganhar bom destaque no meio corporativo é a preocupação com o bem-estar financeiro dos colaboradores.

O estresse financeiro pode provocar efeitos negativos bem significativos no desempenho dos colaboradores no ambiente de trabalho, diminuindo os rendimentos e os resultados.

Uma das estratégias para cuidar da saúde financeira da equipe é apostar no pagamento de salário sob demanda. Um benefício que permite que os colaboradores saquem seus salários quando quiserem, de forma simples e instantânea.

Empresas oferecem esta flexibilidade de pagamento estão investindo nos seus colaboradores, que tendem a crescer em lealdade e produtividade.

A Memed é uma das empresas antenadas nas tendências de negócios e que já adotou o pagamento sob demanda em sua gestão. Clique aqui e conheça o benefício adotado pela empresa.

Gostou do nosso conteúdo? A Xerpa é uma empresa de tecnologia focada em transformar a relação entre empresas e pessoas. Nosso objetivo é melhorar a vida das pessoas através de experiências de trabalho incríveis!Quer ter mais dicas sobre tendências de negócios? Acesse nosso blog e confira outros conteúdos!

Veja também

Leave a Comment