Tendências 4.0: o que esperar da tecnologia em 2020

Quer conhecer mais sobre o que pensam os especialistas a respeito da nossa realidade, que está cada vez mais tecnológica? E quer conhecer algumas das principais tendências do mercado? Acompanhe este artigo, e ao final, estará mais informado(a) sobre essas questões!

No livro “Marketing 4.0: Do tradicional ao digital”, de Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, existe um diagnóstico muito interessante sobre a nova geração que surge – por sua vez, mais tecnológica e acostumada a volumes grandes de dados.

Os autores destacam que a conectividade e a colaboração atuam como dois dos principais princípios norteadores dessa geração. As pessoas, cada vez mais conectadas por smartphones e redes sociais estão orientando a sua confiança de acordo com um novo princípio.

O que queremos dizer com isso? Não estamos falando de uma regressão. Estamos falando que as pessoas passaram a ter a tendência de confiar mais em marcas, empresas e produtos capazes de atrair seu encanto. Preferencialmente as que são recomendadas e consumidas por conhecidos seus.

Isso quer dizer que a nossa marca é uma crescente humanização do mercado. E é ela que vêm de mãos dadas com as novas tecnologias que vêm surgindo, principalmente para o ano de 2020.

Os autores que mencionamos circunscrevem-se mais ao campo do marketing, mas pelo uso de “4.0” no título fazem referência ao termo indústria 4.0. Trata-se, na verdade, de um conceito, criado por Klaus Schwab.

Na obra “A Quarta Revolução Industrial”, concentra-se mais em questões macro, e discute a possibilidade de uma quarta revolução industrial, que estaria ocorrendo nos dias atuais.

Essa quarta revolução diz respeito a um novo patamar da tecnologia e de seu uso por parte dos consumidores, cujo comportamento foi analisado e explorado por Philip Kotler.

Observando o comportamento do mercado, os empreendedores perceberam que as novas tecnologias também devem atender a essas demandas muito específicas. Essa transformação já vem de alguns anos, mas a cada ano reflete em novas tecnologias cada vez mais inovadoras nesse sentido.

Como exemplos de novas tecnologias podemos citar:

– O uso da nuvem para armazenamento de dados;

– O desenvolvimento da tecnologia artificial;

– A impressão 3D;

– O uso do 5G, entre outros.

São novidades que aos poucos vêm ganhando espaço e dando corpo à chamada transformação digital.

É comum, diante do cenário, que surjam dúvidas acerca de quais são as principais novidades para este ano que acaba de começar. Não se sabe exatamente tudo o que está por vir, mas algumas previsões já foram feitas e nós estamos aqui para te contar.

Neste artigo, vamos destacar algumas tendências 4.0 para esse ano, e você irá saber o que esperar da tecnologia em 2020. Continue acompanhando!

Nuvem

O armazenamento na nuvem é uma nova tendência que já há alguns anos vem ganhando espaço no mercado. Ela é vantajosa porque:

– Permite a redução de custos com armazenamento local;

– Agiliza a movimentação de dados;

– Facilidade de implementação.

Em outras palavras, ela permite às empresas uma economia grande de recursos, pois dispensa altos gastos que seriam investidos em sistemas de armazenamento local

É uma tendência que tende a crescer e vêm sendo implementada não só nas empresas de pequeno e médio porte (que em tese possuem menos recursos), mas também nas grandes marcas.

Sobre essa tecnologia, um questionamento recorrente é acerca da segurança. No entanto, essa preocupação é cada vez menos necessária, uma vez que o controle do usuário sobre sua conta é total. Além disso, novos recursos para aperfeiçoar esse controle vêm sendo implementados gradativamente.

Robótica

Outra novidade que tende a ganhar ainda mais espaço no decorrer de 2020 é o avanço da indústria da robótica. Isso significa que haverá um avanço na utilização de robôs para tarefas automatizadas.

Há, inclusive, estimativas a um prazo um pouco maior que trazem dados alarmantes a esse respeito. Um dado divulgado pela Universidade de Brasília estima que até 2026, robôs e máquinas ameaçarão mais de 50% dos empregos formais no Brasil.

Mas não há motivo para preocupação. O mercado também se modifica junto com as novas tecnologias.

A tendência é que outros empregos e carreiras ganhem destaque, e que as chamadas soft skills, de características profundamente humanas, sejam mais valorizadas do que nunca.

Inteligência Artificial

O avanço de estudos, produtos e serviços relacionados com a inteligência artificial também ganharão corpo nesse ano. Falaremos sobre ela utilizando o exemplo dos assistentes dos nossos smartphones.

O uso dos assistentes de voz é um recurso que vêm ganhando cada vez mais aderência pelos usuários. E também não falta investimento por parte das empresas. É muito comum e fácil o seu acesso: basta um “Ok”, ou “Oi”, e os aparelhos podem ser utilizados ao comando da voz.

Avanço do 5G

O desenvolvimento do 5G no Brasil terá a largada nesse ano. A Anatel realizará o primeiro leilão no segundo semestre. Mas há maior probabilidade de que seu uso difundido só venha a ganhar corpo a partir de 2021.

A tecnologia 5G permitirá:

– Uma conexão mais veloz para seus adeptos;

– Conexões mais rápidas e inteligentes;

– Maior solidez na conversa entre as máquinas.

A velocidade em relação ao 4G será cerca de 4x maior.

Investimento no Brasil

Agora que você já conhece algumas novidades que estarão em alta nesse ano, também precisa saber que o nosso país ainda tem muito a evoluir quando se fala de indústria 4.0.

E os ganhos podem ser muitos. Pesquisas apontam que a redução de custos pode ser enorme. Apesar de estar um pouco distante da realidade mundial, o Brasil segue seu ritmo de crescimento, e nos resta acompanhar a gradual implementação do que está planejado para 2020.

Conclusão

Como observamos, a transformação digital trouxe também uma mudança no perfil dos consumidores e criou novos mercados e possibilidades. No decorrer do artigo, esperamos que tenham ficado claros:

– Os conceitos por trás da noção de “indústria 4.0”;

– Principais tendências para o ano de 2020;

– O grau de investimento e o cenário brasileiro diante desse contexto.

Agora, você está por dentro e sabe o que esperar para esse ano. Saber usufruir das vantagens trazidas por essas tecnologias pode ser importante para a sua vida e a sua carreira. Portanto, continue acompanhando!

 

Veja também

Leave a Comment