Tendências de tecnologia para 2018

Tendências de tecnologia

 

Como já sabemos, a tecnologia sempre avança, nunca regride.Ela nos leva sempre em rumo ao futuro. Hoje em dia, os indivíduos e as empresas buscam soluções cada vez mais dinâmicas para seus problemas. De um ano para o outro, muita coisa pude mudar;tanto no surgimento de problemas como de soluções para os já existentes.

E isso nos possibilita novas perspectivas, novos desafios e é claro, oportunidades.

Confira o que vem por aí!

 

Os softwares de gestão  mais presentes na vida dos empreendedores

 

Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, ainda mais para os negócios de pequeno porte. E por conta disso, a cada ano surgem novos sistemas de gestão com a promessa de facilitar a vida dos pequenos e médios empreendedores.

Trata-sede um mercado com enorme potencial. Segundo o SEBRAE, dos 6,4 milhões de estabelecimentos comerciais no país, espante-se; 99% são micro e pequenas empresas. E esses negócios são responsáveis por gerar pouco mais da metade de todos os empregos formais no país.

Com uma carga tributária complexa, diversas obrigações e processos burocráticos, é perfeitamente compreensível a adesão desse mercado à otimização da gestão através dos softwares de gestão.

O pequeno empreendedor busca soluções rápidas e que caibam no seu bolso. E para atender à essa demanda, os profissionais da área de TI precisam investir em inovação e oferecer as soluções que os empreendedores anseiam através de um sistema ERP   .

Teremos cada vez mais drones nos céus

 

Recentemente, a Agência Nacional de Aviação (Anac) bateu o martelo sobre os drones, aprovando uma norma que agora regulamenta o tema. Trata-se de um grande avanço, pois com a norma de uma instituição reguladora ficam estabelecidos os padrões de uso e qualidade.

Com a novidade, espera-se que uma das tendências de tecnologia para 2018 seja o aumento da quantidade de drones no Brasil. Um dos maiores mercados para ele é o da agricultura, pois o custo é infinitamente menor do que outras formas de mapeamento de regiões agrícolas.

 

A inteligência artificial mostrará que veio para ficar

 

Uma barreira jamais vista antes foi vencida. Pela primeira vez na história de humanidade, criamos algo capaz de aprender. É isso mesmo; a inteligência Artificial agora é realmente inteligente. O IBM Watson, projeto promissor da centenária empresa de tecnologia, chegou para quebrar paradigmas.

E essa é outra das grandes tendências de tecnologia para 2018.

Há diversas empresas com projetos de Tecnologia Artificial em execução. A robô Sophia, aliás, é um ótimo exemplo. Produzida pela empresa Hanson Robotics, ela é capaz de conversar com você sobre qualquer assunto. E emite, inclusive, opiniões.

Quanto ao IBM Watson, ele é capaz de fazer buscas em segundos sobre todas as informações publicadas em toda a internet, analisar quais delas são mais importantes e te informar da melhor forma possível. Sem dúvidas, o Watson ficará cada vez mais inteligente e será pioneiro no campo da AI das tendências de tecnologia para 2018.

E o melhor: ele pode ser usado por médicos, cientistas, contadores, gestores e analistas de TI. O Watson busca as melhores informações disponíveis na internet, é capaz de julgar por relevância e te trazer o que for mais conveniente. Isso economiza tempo e facilita o seu trabalho, seja ela qual for.

 

Tendencias de tecnologia

 

Automação, autoatendimento e segurança virtual

 

Você já deve ter percebido que existem cada vez mais terminais de autoatendimento, não é mesmo? Há algum tempo atrás, qualquer tipo de problema relacionado a um banco tinha de ser direcionado para as mesas de atendimento ou mesmo para o gerente.

Isso já não é uma realidade. Hoje em dia você pode solicitar até mesmo um empréstimo sem nem sequer dizer “oi” para algum funcionário do serviço bancário.

E essas são algumas das grandes tendências de tecnologia para 2018; automação, autoatendimento e segurança virtual.

Teremos cada vez mais máquinas e esforços para que o cliente seja atendido por máquinas e sistemas autônomos. Além disso, o aspecto da segurança também está sendo muito visado.

Em 2018 tivemos verdadeiras guerras cibernéticas, dados de governos, de empresas e de diversas pessoas pelo mundo foram roubados e divulgados indiscriminadamente. Isso naturalmente aumentou a preocupação com tudo o que está online, sejam documentos, fotos, informações e etc.

 

Realidade Virtual e novos Aplicativos

 

A Realidade Virtual proporciona muitas possibilidades, tal como a imersão de espectadores durante um filme; também pode deixar os jogadores mais engajados fascinados sentindo-se “dentro” do próprio jogo. Além do mais, a tecnologia pode ser usada para criar simulações de treinamentos para órgãos governamentais ou privados. Um bom exemplo disso são os órgãos de defesa e instituições de segurança privada e aviação.

Devido aos crescentes investimentos na área, essa é sem dúvida uma das grandes tendências de tecnologia para 2018. E não para por aí…

Novos aplicativos com as mais diversas funcionalidades surgirão. O mercado continua aquecido e todos os dias são lançados novos aplicativos. Sempre que um empreendedor observa um problema na sociedade e planeja uma forma de solução, poderá nascer um novo aplicativo.

Os exemplos não faltam, temos o Uber, Ifood e outra dezena de exemplos. E como sabemos, a sociedade ainda tem muitos problemas para resolver. É previsível que novos aplicativos surgirão para atender as mais diversas necessidades do mercado.

Veja também

One Thought to “Tendências de tecnologia para 2018”

  1. […] difícil saber exatamente como mas, novamente, este tipo de tecnologia deve influenciar a otimização de sites para mecanismos de busca em 2018. Neste ano as pessoas […]

Leave a Comment