Terapia Financeira

 

Não existe nada que nos tire mais o sono do que as dívidas ou dificuldades financeiras. Elas não só tiram o sono, mas também nossa paz e atrapalham nossa saúde, gerando impaciência, depressão, gastrite, nervosismo etc.

A crise financeira que geralmente vem em forma de contas de utilidade básica, como: água, luz, telefone, TV por assinatura,  supermercado ou em outras como: prestação do carro, da casa, fatura do cartão de crédito, de empréstimos, sejam quais forem as dívidas elas sempre trazem situação de desespero e tristeza; não importa o motivo de não saná-las, seja diante de um desemprego ou de uma má administração do orçamento, você está endividado e sente-se sem saída, encurralado e frustrado deixando de lado seus sonhos e realizações.

Sendo assim como podemos sair desde ciclo financeiro ruim e começar a planejar nossos sonhos. Devido a essas inquietações, o educador e terapeuta financeiro Reinaldo Domingos toca neste ponto comum à maioria das pessoas: a falta de reserva financeira para enfrentar imprevistos e a falta de um planejamento para atender as necessidades futuras abordando uma solução a este problema.

 

terapia financeira

Metodologia

A metodologia DSOP desenvolvida pelo autor, você aprenderá a diagnosticar seus gastos, entenderá a importância de priorizar os sonhos, descobrirá como fazer com que esses sonhos caibam no seu orçamento e ainda verá que ao contrário do que a maioria pensa, independe do montante dos seus ganhos, é possível poupar e preparar-se para um futuro financeiro mais confortável e repleto de realizações.

No livro Terapia Financeira é nos apresentado as algumas dificuldades financeiras enfrentadas pelas maiorias das pessoas e a metodologia que desenvolveu, a partir de sua experiência pessoal e profissional, para poder ajudar as pessoas e famílias a ter um controle de seu próprio dinheiro possibilitando assim a buscar seu sonhos e não ser governadas pelo destino incerto.

A metodologia DSOP, é uma sigla que provem da junção dos quatro pilares tratados em seu livro para alcançar a independência financeira que são: Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar. Esses quatro passos, transformam a relação ruim que muitas pessoas possuem em relação ao dinheiro em boas, buscando colocar o dinheiro para trabalhar a seu favor e não sendo escravo do mesmo.

Diagnosticar

Em toda situação de dificuldade seja ela qual for, o primeiro passo é o diagnóstico. Deve-se então diagnosticar sua real situação financeira, efetuando um levantamento de seus rendimentos, anotando o real valor bruto e os descontos diretos, em seguida registrar todos os seus gasto (pequenos a grandes), com isso você irá descobrir qual é o seu padrão de vida.

A abordagem nos ensina como identificar onde nosso dinheiro está sendo gasto e nos mostra como viver com 90% de nossa renda. Sendo que os outros 10% devem ser utilizados para formar uma reserva de emergência.

A primeira etapa não será fácil, pois se já se encontra em uma situação financeira difícil como vou ainda separar tal porcentagem? Mas tratasse de uma nova abordagem e uma mudança de hábito para conseguir a tão sonhada independência financeira. Pense o seguinte que você trocou de emprego e em seu novo emprego seus rendimentos são 10% menores que o anterior, ou seja você teria que se readaptar a essa nova realidade.

Sonhar

Qual seus objetivos? desejos? sonhos? O que você faz hoje para alcança-los? Partindo dessa temática o autor ressalta que é muito importante registrá-los, colocando uma data para poder realizá-los. O autor apresta um exemplo de cálculo para que você possa conquistar os seus sonhos. Nesta etapa é importante definir quais seus objetivos (curto, médio e longo prazo) e como irá conquista-los. A partir do momento que você possui seus objetivos claros e definidos, você terá muito mais forças para lutar contra as dificuldades ao longo do caminho.

Orçar

O orçar dentro da metodologia DSOP, fará com que você priorize o que é mais importante, seus sonhos, com isso você terá muito mais motivação para realizar os ajustes de gastos necessários. Você precisará estipular qual seu padrão de vida e nunca ultrapassar esse padrão para não prejudicar a realização de seus sonhos.

Agora você irá efetuar o levantamento de suas dívidas e de todos os seus compromissos financeiros e através de uma análise minuciosa do orçamento, você irá se planejar para alcançar o equilíbrio financeiro. Feito o levantamento e registro das dívidas, você pode ficar na dúvida sobre a ordem de quitação das mesmas e terá que aprender como negociá-las.

Poupar

Poupar primeiro para posterior investimento, está relacionado a conquista de seus sonhos. Muitas pessoas conseguem poupar, porém se não está direcionado para a conquista de um objetivo esse dinheiro poupado poderá ter vários destinos. Nesta etapa o livro mostra uma metodologia de cálculo afim de saber quanto deve-se poupar hoje, para atingir seu objetivo (sonho). Em alguns caso haverá necessidade de livra-se das dívidas antes de poupar traduzindo em uma estratégia que o ajudará a eleger as prioridades para quitação das dívidas que segundo o autor são:

  • Relacione todas as dívidas em ordem de prioridade;
  • Priorize as dívidas essenciais (educação, água, gás, energia elétrica, etc) e, em seguida as com maior taxa de juros;
  • Poupe o valor proposto para uma futura negociação caso o credor não queira fazer acordo;
  • Exija a exclusão de seu nome do cadastro de inadimplentes quando o acordo for fechado;
  • Observe se a prestação de dívida negociada irá caber em seu orçamento;
  • Fique atento às dívidas que têm bens em garantia.

A Terapia Financeira é uma metodologia para realização de seus sonhos começando pelo diagnóstico, identificação de sonhos, orçamento e poupança para atingi-los.

É importante retratar a importância da participação de todos os membros da família para que o método possa mostrar um melhor resultado. O mais importante do que o método proposto, é que o primeiro passo é pessoal. Não adianta apresentar diversos outros métodos se não partir de você o interesse de transformar a sua vida.

Independentemente de sua situação financeira ao qual você se encontra, é possível se reestrutura para caminhar rumo ao objetivo de alcançar seu sonho, e lembre-se de acreditar na beleza de seus sonhos. Você pode!

 

Autor convidado: Marcelo Zaché

 https://www.gestaoativaconsultoria.com.br/empresa

Veja também

Leave a Comment