AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

Barreiras que impedem uma rápida tomada de decisão (e como eliminá-las!)

Barreiras que impedem uma rápida tomada de decisão (e como eliminá-las!)

O mundo dos negócios não para: o ritmo que se vive diariamente é alucinante e é necessário que os gestores tomem decisões rápidas, eficazes e no tempo útil para dar bons resultados.

A tomada de decisão assertiva é um must have para as empresas e só desse modo é que elas conseguem manter-se a par da concorrência.

Além disso, os consumidores atuais são muito exigentes e informados, e exigem uma resposta rápida por parte das empresas com as quais se relacionam.

Mas, infelizmente, numa grande parte das empresas existem barreiras que impedem que a tomada de decisão seja rápida e eficiente. E precisamos eliminá-las o quanto antes! Neste artigo apresentamos-lhe algumas dicas para que possa eliminar estas barreiras!

 

Falta de colaboração entre departamentos

 

A maior parte dos gestores toma as suas decisões com base em pequenas partes da informação disponível e não tem em conta os pontos de vista dos colaboradores que lidam diariamente com as situações em análise.

É preciso que exista uma análise dos prós e dos contras de uma determinada decisão, e que seja feito um levantamento da opinião daqueles que estão envolvidos no processo.

As melhores decisões são aquelas que têm em consideração os diferentes pontos de vista. Uma boa comunicação entre os diversos departamentos da empresa é o primeiro passo rumo às decisões bem tomadas!

 

Falta de alternativas

 

Por muito seguro que você esteja ao tomar uma decisão, é preciso ter em conta que as as coisas podem não acontecer do jeito esperado. O mundo dos negócios é muito suscetível a mudanças e imprevistos e por isso é necessário ter sempre um plano B.

Ter um plano alternativo transforma as situações de emergência em algo mais fácil de resolver. Muitos gestores não pensam em alternativas quando tomam uma decisão e acabam por prejudicar o negócio.

 

Falta de mobilidade

 

A sua empresa deve ser onde você está. Cada vez menos, os negócios acontecem “entre 4 paredes” e o colaborador deve estar munido das ferramentas de trabalho de que precisa em qualquer lugar que se encontre.

mobilidade empresarial é uma tendência em crescimento e em muitos setores é já uma realidade diária. Os colaboradores e os gestores devem ter acesso às informações mais importantes sobre o negócio pois só assim conseguirão tomar decisões eficazes e no momento certo.

A cloud computing veio facilitar a mobilidade laboral, ao permitir que documentos importantes do negócio sejam consultados em qualquer lugar. Isso faz com que os colaboradores não precisem esperar um certo momento para tomarem uma decisão.

 

Falta de informação em tempo real

 

A vida do seu negócio está a acontecer agora, pelo que é imprescindível que saiba o que está a acontecer na sua empresa a cada momento. A maior parte das empresas toma decisões com base em relatórios que já têm alguns dias, o que faz com que a sua ação seja reativa e não proactiva.

Em muitos casos, os gestores não conseguem encontrar de um modo rápido todos os dados de que precisam para tomar uma decisão consciente. E isso acontece porque num grande número das empresas as informações estão dispersas em diferentes bases de dados, softwares e ficheiros.

Essa necessidade de condensar toda a informação para decidir, vai consumir um tempo precioso ao gestor e vai prejudicar a tomada de decisão. Assim, surge uma necessidade cada vez mais vincada nas empresas: a informação em tempo real. Ferramentas como o Multipeers são cada vez uma realidade nas empresas.

O Multipeers é um sistema BAM que permite que junte num só dashboard todas as informações relacionadas com o seu negócio, oriundas das mais diversas fontes de informação. Além disso, esta ferramenta também permite a definição de alertas de negócio que avisam o gestor sempre que uma situação requer a sua atenção.

Por exemplo, um diretor comercial define que todos os dias até às 15 horas é preciso vender X número de peças. Se um dia esse valor não for atingido, o software emite um alerta que avisa de imediato o diretor comercial.  Deste modo, vai estar sempre a par dos eventos do seu negócio e vai poder decidir em tempo útil, lançando uma campanha promocional, por exemplo.

Autor(a):

Andreia Sofia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *