Top 5 ferramentas integradas de gestão comercial

O uso de ferramentas integradas de gestão comercial nas empresas otimiza os processos de marketing e vendas, auxilia na captação e conversão de leads, além de estreitar o relacionamento com os clientes. Dessa forma, ao montar uma estratégia comercial que tenha como meta a melhora nos resultados, é necessário incluir soluções tecnológicas. Isso porque, atualmente, grande parte do público-alvo tem presença constante na web.

Adotar sistemas integrados que amparem e facilitem o trabalho de colaboradores e fornecedores, já que a rotina fica automatizada. Ademais, apostar em ferramentas de gestão do relacionamento com o cliente são estratégias indispensáveis num mercado cada vez mais competitivo e tecnológico. Por fim, algumas soluções possibilitam a obtenção de informações valiosas, como o ticket médio e o índice de satisfação de cada consumidor.

Se você pensa em adotar ferramentas que auxiliem os processos comerciais na sua empresa, existem 5 que precisam ser consideradas. Veja mais sobre cada uma delas!

 

ferramentas-de-gestao-comercial

1. CRM: Customer Relationship Management

 

Um sistema CRM, ou gerenciamento do relacionamento com os clientes, simplifica e otimiza os processos de interação com o público, além de entregar novos canais de comunicação.

As principais funcionalidades incluem:

  • Gestão e-mails
  • Acompanhamento de pedidos e propostas
  • Planejamento de campanhas automatizadas
  • Colaboração entre funcionários de diferentes áreas e até com fornecedores no atendimento a consumidores
  • Troca de mensagens e comunicados de forma rápida
  • Gestão de contas e contatos
  • Realização de pesquisas.

E o melhor é que alguns sistemas formulam relatórios sobre esses processos. Sendo assim,  é possível entender melhor como o cliente se relaciona com a empresa e qual o histórico de interações. Também qualifica melhor a base de dados para análises estratégicas.

 

2. Workflow

 

Uma ferramenta de workflow (fluxo de trabalho) organiza os processos na área de vendas, permite a entrega de uma experiência positiva aos clientes, ajuda na gestão graças a indicadores chave e até favorece a integração de agendas entre vendedores. Ou seja, ampliando a colaboração, a comunicação e o trabalho de equipe.

 

3. Computação em nuvem

 

O cloud computing, ou computação em nuvem, é uma tecnologia que se consolidou no mercado e tem atraído a atenção de micro, pequenas e médias empresas nos últimos tempos. São várias as ferramentas disponibilizadas por meio dela, como agenda eletrônica, sistemas de notas e armazenamento virtual.

Tais itens agilizam e facilitam a gestão de rotinas na área comercial, tendo como principal vantagem a sua acessibilidade em qualquer ponto com conexão à internet.

 

4. ERP: Enterprise Resource Planning

 

Um sistema ERP é usado para organizar os dados de seus clientes, qualificar o fluxo de informações na empresa e integrar processos, o que contribui decisivamente para a produtividade

A partir do uso do ERP é possível tratar questões chave, como: controle financeiro empresarial, controle de estoque, controle seus orçamentosvendas e ordens de serviços, controle todos os boletos emitidos e pagamentos, emissão de notas fiscais e muitas outras funcionalidades.

Quando integrado ao CRM, as possibilidades de obtenção de informações estratégicas sobre os clientes aumentam, além de interligar o setor comercial e de marketing aos demais de forma dinâmica. Em resumo, eles se completam

Além disso, esse tipo de software pode fazer muito mais pela sua empresa como, por exemplo, um ERP pode contribuir para uma estratégia de marketing eficiente.

 

5. BI: Business Intelligence

 

A implementação de uma ferramenta de Business Intelligence (inteligência de negócios) favorece a tomada de decisões graças à captação de dados estratégicos sobre hábitos de clientes. Também permite monitorar e ajustar o foco no cliente, integrando dados de diferentes fontes de contato com ele. Até a gestão interna pode ser avaliada, facilitando ajustes e readequações operacionais.

Além de adotar as ferramentas acima, é importante que o gestor avalie a capacidade delas de se integrarem umas às outras, de modo que facilitem o fluxo e a obtenção de informações estratégicas. Existem soluções tecnológicas que permitem essa integração, incluindo alto nível de customização conforme as necessidades de cada empresa.

Dessa forma, a equipe comercial poderá gerenciar a relação com os clientes graças ao CRM, enquanto sua ferramenta de BI analisa os dados obtidos. Usando a ferramenta de workflow os vendedores poderão se preparar para o atendimento, podendo acessar informações em soluções na nuvem independentemente de onde estejam.

Ou seja, as vantagens dessa integração de ferramentas nos processos comerciais são amplas e podem oferecer um diferencial positivo para o negócio, incluindo informações estratégicas para a tomada de decisões.

Esse texto foi produzido pela equipe Vórtice.

Veja mais conteúdos como esse em blog.vortice.inf.br.

Veja também

Leave a Comment