AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

Oportunidades durante a quarentena: saiba quais setores oferecem trabalho remoto

Oportunidades durante a quarentena: saiba quais setores oferecem trabalho remoto

A pandemia do novo coronavírus trouxe desemprego e mudanças no mercado de trabalho brasileiro. Por isso, se tornou essencial para quem procura por vagas entender quais setores oferecem trabalho remoto.

No momento, a análise é que a pandemia causou o fim de mais de 7,8 milhões de postos de trabalho no Brasil. Por causa disso, o desemprego pulou para 13,8% da população em idade ativa para trabalhar.

Parte da razão para a manutenção de certos postos de trabalho foi a possibilidade de trabalhar remotamente. De acordo com IBGE, 8,6 milhões de trabalhadores passaram a fazer suas funções de maneira remota.

Você busca por uma recolocação no mercado de trabalho? Então confira a seguir quais setores oferecem trabalho remoto!

Quais setores oferecem trabalho remoto? Veja 5 sugestões!

Como dito, a possibilidade de trabalhar remotamente pode ser uma habilidade que salve um emprego nesse momento ou, pelo menos, ajude a garantir uma recolocação no mercado.

Veja abaixo 5 áreas que oferecem trabalho remoto, o que pode ser bom nesse período!

1. Criação de sites

O setor de criação de sites profissionais é um dos principais para quem trabalha remotamente. Como a maioria das páginas é feita de forma totalmente digital, o trabalho remoto é a norma nesse segmento.

Existem basicamente dois tipos de profissionais que atuam na área: os programadores front-end, que fazem o código dos sites, e também os designers, que trabalham montando o visual da página.

Ambos podem fazer todo o trabalho de casa, se tiverem um computador adequado e conhecimento da área. Além disso, precisarão também ter contatos no mercado para poder pegar trabalhos.

Alguns sites de freelancers, no entanto, ajudam quem precisa começar na área a pegar os primeiros trabalhos.

2. Marketing Digital

O Marketing Digital é uma área muito próspera para quem trabalha remotamente. São muitas as oportunidades de vagas para quem tem um computador e o conhecimento necessário.

Uma das vantagens de trabalhar com Marketing Digital é o fato de não precisar necessariamente de uma faculdade para isso. Como as novidades do setor são sempre intensas, as equipes contratam freelancers mesmo sem formação acadêmica. Basta saber fazer a função, ter comprovantes de habilidade e disposição para trabalhar.

Além disso, outra vantagem é o fato de que existem muitas vagas diferentes dentro do Marketing Digital. Veja algumas a seguir:

  • redator;
  • gerenciador de anúncios;
  • gestor de mídias sociais;
  • analista de SEO;
  • designer.

3. Contabilidade

Uma área interessante para quem gosta de números e matemática é a contabilidade. Atualmente, com os grandes softwares e modelo de negócio dos escritórios de contabilidade digital trabalham com profissionais fazendo serviços no modelo remoto.

Basicamente, os escritórios grandes colecionam pedidos de tarefas de empresas de todos os tipos e tamanhos e repassam essas tarefas para os contadores que trabalham de casa, realizando o trabalho.

Além disso, mesmo quem não trabalha nesse modelo pode facilmente operar remotamente. Como a vasta maioria de um trabalho de contabilidade pode ser feito no computador e os softwares atuais são todos em nuvem, é possível que os escritórios mantenham os seus funcionários em casa.

4. Direito

Uma área que foi praticamente toda para o trabalho remoto durante a pandemia foi o Direito. Isso acontece porque os principais tribunais do país estão com sessões apenas em videoconferência, além do fato de toda a parte burocrática dos processos sendo realizada digitalmente.

Por causa disso, os advogados não precisam ir aos seus escritórios e podem até mesmo atender seus clientes via videochamadas.

Isso sem falar, claro, nos advogados que trabalham como parte do departamento jurídico de empresas, atuando também pela Internet e atendendo os interesses do contratante de forma digital.

Não é por isso, no entanto, que não veremos mais advogados atuando presencialmente. É claro que esse tipo de coisa ainda será muito comum. No entanto, também é verdade que o trabalho na área está ficando cada vez mais remoto.

5. Programação

Por fim, uma área que praticamente nasceu do trabalho remoto é a programação. Afinal, basta uma pessoa e um computador para poder trabalhar programando.

Atualmente, a programação é uma habilidade extremamente útil para muitas áreas, especialmente aquelas que atuam com a Internet. No entanto, existem muitos outros caminhos para um profissional do setor.

Em termos de atuação, um programador pode ser contratado por uma empresa ou atuar como freelancer. O primeiro modelo é mais comum, enquanto o segundo dá mais liberdade.

Trabalhando como contratado, o programador pode atuar com os mais diferentes tipos de projetos. Ele pode ser um programador de sites, como já mencionado, mas também de aplicativos, softwares, games e muito mais.

Essas são 5 das principais áreas que oferecem trabalho remoto. Há setores para quem é mais criativo, mas também para quem é mais técnico. Assim, pessoas de todos os perfis podem aproveitar essas muitas oportunidades.

O que você achou do artigo? Comente abaixo com a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *