Transformação digital e a prática na sua empresa

transformação digital

Hoje, queremos convidá-lo a pensar algumas atitudes para implementar ações voltadas à transformação digital e sua importância no âmbito corporativo. Para isso, separamos alguns pontos de discussão que considero importantes não apenas para tornar a transformação digital uma iniciativa estratégica para seu negócio, mas também como fazer com que atividades de marketing digital sejam um fio condutor deste processo. Vamos a eles:

  1. Trate a tecnologia como um meio, não como um fim

Empresas que querem ser digitalmente maduras dependem mais da sua estratégia do que da sua tecnologia. Especialistas dizem que o poder final de uma estratégia digital está em seu escopo e objetivos; e as empresas precisam evitar cair na armadilha de se concentrar na tecnologia como um fim em si; elas devem olhá-la como um meio.

 

  1. Defina o que será transformado

A implementação de uma estratégia de transformação digital também deve ser consciente, ou seja, é importante que a empresa saiba exatamente o que quer transformar. E isto tem a ver primordialmente com problemas de negócio e medidas para aumentar a competitividade.

Se o objetivo é tornar a área comercial mais atuante na internet, por exemplo, será preciso tornar também o marketing mais eficiente, e para isto usar ferramentas mais modernas para otimizar a comunicação e o desenvolvimento de negócios. Definindo um objetivo bem claro, torna possível buscar recursos e serviços especializados para se chegar nos resultados esperados.

 

  1. Busque parcerias

Também é fundamental ter em mente que não se chega à transformação digital sem parceiros especializados no fornecimento de ferramentas, métodos e serviços.

Para a integração de marketing e vendas por meio de ferramentas inovadoras, por exemplo, será necessário buscar uma agência especializada. Da mesma forma, para dar mais mobilidade aos executivos será preciso adquirir uma plataforma na nuvem e sistemas de gestão eficientes.

 

  1. Prepare a equipe para a mudança

Empreender uma transformação digital pode ser bastante desafiador para os profissionais já acostumados com a operação tradicional da empresa. Daí a importância em se trabalhar a conscientização da equipe para gerir melhor a mudança.

Essa preparação deve ser suave e em doses moderadas, uma vez que, como já dissemos, a transformação não se dá da noite para o dia. No entanto, é importante que as pessoas saibam com o que estão lidando para que não resistam ou tenham seus desempenhos afetados pelas modificações de processos e rotinas.

Transformação Digital e Marketing: como eles estão ligados?

A maior parte da cobertura da transformação digital refere-se ao seu impacto no negócio como um todo, tendo o marketing como uma pequena parte da discussão. No entanto, não é incomum que as empresas iniciem sua transformação digital a partir do marketing, já que esta área tem se desenvolvido fortemente na frente digital.

 

Experiência do consumidor

Esta é uma boa maneira de conduzir o negócio para uma realidade mais inovadora, mais digital: ter a experiência do cliente como um foco — e, nós sabemos, não se pensa em experiência do cliente sem passar por marketing e comunicação.

Uma estratégia de marketing digital, neste contexto, destina-se a orientar o consumidor por meio das várias etapas da jornada do comprador. Ela aumenta a conscientização com canais de transmissão, satisfaz o interesse utilizando conteúdo relevante, criando o desejo com uma comunicação de valor e impulsionando a ação com ofertas, por exemplo.

Ferramentas e métodos

Obviamente, para conseguir isso, é importante que o departamento de marketing tenha uma estratégia digital bem definida e busque as ferramentas e os métodos mais adequados. É aí que entram em campo plataformas de automação de marketing, softwares de CRM para integração de marketing e vendas, práticas inovadoras como o Inbound Marketing e Content Marketing etc.

 

Como impulsionar a transformação na estratégia de marketing digital?

Como falei no primeiro artigo sobre Transformação Digital, a estratégia de marketing online é o fio condutor desse processo de mudança nas organizações. No entanto, por mais orgânico que possa parecer, é preciso realizar algumas ações para impulsionar a transformação digital de maneira organizada e visando bons resultados.

Confira a seguir três dicas para ajudá-lo a colocar o marketing do seu negócio no caminho da transformação digital:

 

  1. Oriente a estratégia a dados

Implemente ações e estratégias de marketing digital que tenham os dados como a espinha dorsal. Vá do Google Analytics a ferramentas mais direcionadas a cada objetivo. Trabalhe a segmentação dos dados e a transformação deles em informações relevantes para a tomada de decisões tanto do marketing quanto da área comercial de sua empresa.

Implemente métodos para, por exemplo, a interpretação do comportamento dos internautas no site e nos demais canais digitais da empresa (redes sociais, loja virtual, blog etc.).

 

  1. Busque a automação dos processos

A fim de oferecer a experiência de marketing individualizado, aumente o nível de controle sobre seus canais. Só assim será possível identificar os pontos de inflexão e garantir que o que está sendo fornecido (em termos de produto, atendimento, relacionamento etc.) satisfaça as necessidades dos clientes em cada estágio.

Para tal, é interessante investir em ferramentas que automatizem processos como publicação de conteúdo, envio de e-mail marketing, condução dos leads dentro da jornada de compras, direcionamento de potenciais clientes ao departamento de vendas etc.

 

  1. Aumente a capacidade da equipe

Finalmente, nada disso funciona sem poder capturar e analisar os comportamentos dos consumidores em canais digitais. Experimentos, mudanças interativas e melhorias graduais funcionam para uma estratégia de marketing digital ideal baseada no cliente.

A equipe precisa de ferramentas, de metodologias e de conhecimento para que o marketing faça parte da transformação digital — lembre-se, o digital, assim como as técnicas e práticas de marketing, está sempre em evolução!

 

É preciso explorar o digital, mas pode ir começando pelo mais simples

Às vezes os novos conceitos de gestão parecem tão complicados que não servem para este ou aquele determinado tipo ou porte de empresa. Vale trabalhar com recursos e especialidades que estão muitas vezes mais ‘à mão’ e partindo daí ganhar mais velocidade na modernização de sua empresa. Ou no mínimo evita-se a paralisia que pode acontecer quando não se tem ideia de por onde começar.

 

Autor

Valdir Gomes Silva

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