AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

Transformação digital: conheça novas tecnologias para empresas

Transformação digital: conheça novas tecnologias para empresas

Listamos algumas soluções digitais que estão contribuindo com o sucesso de diversas empresas. Entenda quais são essas tecnologias e as suas vantagens. 

As empresas precisam se reinventar o tempo inteiro a fim de se manterem competitivas. Em meio ao desenvolvimento tecnológico, é importante seguir as tendências e modernizar os processos para não ficar atrás dos concorrentes.

Nos últimos anos, temos visto diversas tecnologias que surgiram para trazer mais segurança, otimizar o tempo, reduzir gastos e solucionar problemas corporativos recorrentes. Confira algumas delas. 

Chatbot

Um dos grandes problemas do chat online é a demora no atendimento. Clientes que ficam sem respostas podem se sentir frustrados com o serviço, inclusive muitas vezes recorrendo a outros canais para expor suas reclamações. O uso do chatbot é uma forma de driblar essas questões.

O chatbot é um software que funciona como um robô que responde os clientes no atendimento online a partir de inteligência artificial e respostas programadas previamente. Esses robôs têm como base tecnologias que buscam que sua linguagem seja parecida com o atendimento humano, para que toda a comunicação aconteça da forma mais natural possível.

A empresa pode mapear as dúvidas mais frequentes dos clientes e programar as respostas. Isso evita que filas de espera sejam formadas quando a demanda do atendimento está alta. Nenhum cliente ficará sem retorno, recebendo respostas instantâneas, até mesmo fora do horário comercial. Questões mais complexas podem ser encaminhadas ao time de atendimento, que poderá dar mais atenção a estes casos, enquanto os problemas mais simples são resolvidos por completo pelos robôs.

Sendo assim, o chatbot colabora com a satisfação do cliente, reduz os gastos da empresa e otimiza o trabalho da equipe de atendimento. Além disso, também é possível aproveitar os chatbots para realizar pesquisas com os clientes, divulgar produtos, gerar leads e agendar pedidos.

Blockchain

O blockchain é uma tecnologia que foi criada em 2009 com o objetivo de modernizar as transferências financeiras, fazendo com que elas sejam mais rápidas, seguras e menos custosas. Você provavelmente já ouviu falar sobre sua moeda virtual, conhecida como Bitcoin. Mas para além do sistema financeiro, o moderno funcionamento do blockchain também apresenta outras possibilidades de uso, fazendo com que ele já esteja sendo utilizado por algumas empresas em suas tarefas cotidianas. 

O blockchain é uma rede descentralizada composta por inúmeros computadores espalhados em diversos lugares que trabalham em consenso. Dessa forma, tudo que é registrado no blockchain é imutável e se mantém seguro ao estar presente em todos esses  computadores. Não há uma autoridade central controlando as operações, suscetível a falhas e ataques de hackers. O que acontece no blockchain precisa ser validado e confirmado por mais da metade dos participantes da rede.

Sendo assim, o blockchain é uma ótima plataforma para o registro e compartilhamento de dados e informações. Sua computação distribuída vem sendo utilizada, por exemplo, em grandes redes de supermercados para fazer o acompanhamento do estoque, da cadeia de produção de alimentos e também da logística de entregas. 

A área jurídica das empresas também pode se beneficiar do blockchain ao utilizá-lo para o registro e autenticação de documentos e contratos, evitando a necessidade de empresas intermediadoras neste processo. Com menos burocracia, também reduz-se o tempo gasto com esses procedimentos. 

Além disso, também não podemos deixar de citar a adoção do Bitcoin como meio de pagamentos no setor do varejo. Algumas lojas físicas e online já aceitam Bitcoins como pagamento, abrangendo um público diverso de entusiastas da criptomoeda. Muitas pessoas compram Bitcoins para investir ou fazer uma reserva de valor para o futuro. Dessa forma, existem cada vez mais brasileiros adeptos a possuir Bitcoins em suas carteiras.

A vantagem das transações de criptomoedas, com base no blockchain, é que elas são mais rápidas e as taxas são menores do que as dos cartões de crédito ou débito, sendo uma boa alternativa para diversificar as opções de pagamento do seu serviço. 

Armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem chegou para facilitar os processos internos das empresas, além de trazer mais segurança para dados e arquivos corporativos. Na nuvem, eles podem ser acessados de qualquer lugar. 

Quando esses arquivos estão armazenados em hardwares, ou seja, produtos físicos, existem alguns perigos. Computadores, pen-drives, HDs, entre outros dispositivos, estão sempre suscetíveis a roubos e falhas técnicas, correndo o risco de serem danificados permanentemente. Se isso acontecer, todos os arquivos podem ser perdidos, o que traz grandes problemas para a empresa.

Já com o armazenamento em nuvem, esses dados estão sempre seguros. E quem tiver a permissão de acesso a eles e conexão à internet, pode acessar os arquivos da empresa a partir de qualquer dispositivo móvel, independente de onde a pessoa estiver. Isso também facilita o gerenciamento e compartilhamento de arquivos, trazendo mais praticidade para todos.  

Além da segurança, a computação em nuvem também pode automatizar manutenção e backups, tarefas que antes dependiam do time de tecnologia da empresa. Outra vantagem é a redução nos gastos, já que se houver a necessidade de aumentar o uso de dados, basta alterar a assinatura do serviço, ao invés de comprar novos equipamentos, o que seria mais caro. 

Existem três categorias de armazenamento em nuvem: nuvem pública, privada e híbrida. A pública é uma rede aberta, que pode ser acessada por outros usuários, como, por exemplo, Microsoft e Google. Já a privada é criada apenas para a empresa, de forma exclusiva. A híbrida combina esses dois modelos, de modo que é possível armazenar determinados arquivos privadamente, mas também aproveitando serviços da nuvem pública.

Sua empresa já está adaptada ao novo cenário tecnológico? Acompanhe nosso blog para receber essas e outras dicas!

 

Autor convidado:

Natália Zamprogno Analista na BitcoinTrade, uma plataforma digital para a compra e venda de Bitcoin e outras criptomoedas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *