Uniforme: uma forma simples de complementar o marketing da empresa

Uma empresa e sua marca podem ser: fortes, úteis para seu público-alvo e referência em soluções para o mercado em atuam, mas se não tiverem como suporte um bom planejamento de marketing e boas estratégias de divulgação, todo o esforço em oferecer bons produtos e serviços estarão em perigo.

Este é um artigo que pretende mostrar como o marketing pode estar presente em detalhes do dia a dia, como o uso de uniformes profissionais por exemplo.

O uso correto de uniformes é uma forma muito eficaz de fortalecer a marca na mente de consumidores e potenciais clientes. Não importa o segmento ou o tipo de serviço/produto oferecido, uniformes representam a imagem corporativa da empresa.

Descubra neste post como usar o uniforme como uma estratégia de marketing.

Identidade visual

A boa e velha afirmação “a primeira impressão é a que fica” ganha um upgrade com uniformes. Além da empresa ser bem interpretada de imediato para novos visitantes, ela ganha pontos quando os funcionários estão alinhados e vestidos de forma coerente com suas funções dentro da empresa.

Uniformes ajudam a fortalecer a marca e, consequentemente, a imagem da empresa.

Camisas ou blusas sociais com o logotipo bordado nas peças, cores que sejam da paleta de cores da identidade visual da marca e modelos que façam referência ao setor de cada colaborador contribuem, em conjunto, para entregar a ‘boa primeira impressão’.

Além de claro, tornar mais fácil a lembrança da empresa na mente de seus potenciais clientes.

Segundo uma pesquisa feita pela Pam Moore, a primeira impressão de uma marca é formada em 10 segundos, mas são necessários de 5 a 7 impactos para os consumidores se lembrarem do logotipo. Portanto, adotar o uso de um uniforme profissional, a marca da empresa ganha mais exposição, o que ajuda o trabalho de branding.

Profissionalismo

O marketing está sempre em busca de deixar a empresa em destaque na mente e, principalmente, no coração do público-alvo. E não tem nada mais forte do que a empatia nesse momento.

Ao ver seus colaboradores uniformizados, os clientes pensam na proteção deles em suas tarefas diárias e isso os sensibilizam com a marca.

O cenário de um quadro de funcionários com roupas adequadas para o trabalho passa uma imagem positiva de autoridade e segurança aos seus clientes e consumidores. Isso mostra que a corporação se preocupa com a autoestima e o bem-estar dos colaboradores. Os funcionários também se sentem mais importantes ao usar uniforme.

Divulgação

Segundo uma pesquisa realizada por Ashwini K. Poojary, da Sawyer Business School na Universidade de Suffolk em Boston, sobre a eficácia dos uniformes como ferramenta de marketing, 73,5% dos entrevistados afirmaram que os uniformes são mais eficazes do que comerciais na TV e 74,4% concordaram que eles promovem mais resultados positivos do que anúncios na rádio.

Portanto, o investimento em uniformes para empresas é uma alternativa de publicidade eficaz e deve ser considerado uma prioridade no trabalho de marketing.

Organização

Com o modelo ideal, os uniformes facilitam a organização da empresa, ajudando na identificação de cada área.

Uma empresa que tem setores identificados por uniformes específicos claramente ganha pontos com os clientes e funcionários.

Os uniformes profissionais aumentam o orgulho dos funcionários, o que promove a produtividade, satisfação do cliente e, consequentemente, os lucros a longo prazo.

Já para os clientes, de acordo com uma pesquisa feita pela Weintraub Associates:

  • 75% dos consumidores preferem funcionários uniformizados;
  • 97% do público acredita que os uniformes facilitam o reconhecimento dos funcionários;
  • e 70% dos clientes acham que os uniformes deixam os funcionários mais profissionais.

Deixe aqui nos comentários quais resultados sua empresa pode conquistar com uniformes profissionais.

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