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Como utilizar os mecanismos de busca a seu favor

Como utilizar os mecanismos de busca a seu favor

Práticas de SEO são altamente recomendáveis para que o seu site se torne relevante, ganhe visibilidade, tenha autoridade dentro do segmento e claro, gere mais vendas para a empresa! Quer saber como fazer tudo isso? Descubra agora mesmo!

Google, Yahoo e Bing, são esses os três principais buscadores do mundo – como se sabe o Google tem uma enorme vantagem diante dos outros dois – e se engana quem acha que as pessoas os utilizam apenas para tirar dúvidas.

De fato os usuários costumam realizar buscas a fim de adquirir alguma informação útil, acontece que a resolução desse problema muitas vezes está interligada à compra de um produto ou serviço.

Para se ter ideia,  cerca de 4 bilhões de pesquisas são realizadas todos os dias apenas no Google, e grande parte desses “search” é de pessoas que procuram por produtos e serviços.

Diante disso, como aplicar a metodologia SEO em um site e usar os mecânicos de busca a favor da sua empresa (principalmente o Google)? Continue lendo este conteúdo e confira as dicas!

SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization ou Otimização de Mecanismo de Busca, em tradução livre.

Essa metodologia aplica técnicas em sites para que eles fiquem melhor posicionados em mecanismos de busca como Google, Yahoo e Bing.

As empresas têm usado cada vez mais SEO em seus sites/blogs para fortalecer o branding da marca e, principalmente, garantir visibilidade ao seus seus produtos ou serviços.

Para que as práticas de SEO surtam efeito (vale lembrar que é uma estratégia de média e longo prazo), é necessário conhecer muito bem o seu público e como ele busca soluções para os problemas que sua empresa pode resolver.

Na prática…

Um endodontista que deseja captar mais pacientes talvez use o termo “tratamento de canal preço” para ser encontrado pelo seu público. Dessa forma, esse usuário pode ir para o site institucional do consultório, consumir um conteúdo no blog ou mesmo já marcar uma consulta.

Sendo assim, quais são as práticas para ter resultados com os mecanismos de busca? Veja os tópicos a seguir:

Descubra aqui –> Como usar as métricas do Google Search Console para otimizar seu site.

1 – Escolha bem a sua palavra-chave

Ainda sobre o exemplo acima, palavras-chave ou keywords são os termos que a sua empresa posiciona no topo do Google para ser encontrada por pessoas que buscam por eles ou assuntos relacionados.

Então, de novo a necessidade de conhecer profundamente o seu cliente (ou potencial) dá as caras.

Vale lembrar que as pessoas podem ser leigas naquele assunto e por isso não façam buscas tão técnicas, por isso entenda os caminhos que o usuário pode percorrer até chegar na resposta que deseja.

Exemplo: um paciente precisa de um periodontista, talvez ela pesquise algo como “buraco na gengiva” e não o termo técnico ou científico.

Para ter sucesso com as keywords, faça o seguinte:

  • Use termos específicos do seu nicho;
  • Crie conteúdo sobre essas keywords;
  • Confira o volume de busca dessas palavras;
  • Foque em palavras que não possuem conteúdo sobre.

2 -Trabalhe com as imagens do seu site

As imagens ajudam a viralizar o seu conteúdo e mais que isso, são “funcionais” ao seu site e melhorar a experiência do usuário na sua página.

Quando as imagens são compactadas, o tempo de carregamento do seu site diminui e elas não ficam “quebradas”, principalmente para os usuário de mobile.

Além disso, as imagens são fonte adicional de tráfego e para isso a URL delas devem direcionar ao seu site.

No próximo tópico você descobre mais.

3 – A URL

Tudo o que você quer é ser encontrado, não é mesmo? Neste caso, a sua URL é fundamental.

As URL`s nada mais são que o endereço do seu site, por isso eles são permanentes e devem ser pensados com cuidado.

Uma dica interessante é: crie endereços condizentes com o seu conteúdo em questão, incluindo a palavra-chave na URL.

De novo, caso seja um blog de odontologia com um post sobre o preço de clareamento dental, crie algo como www.site.com/clareamentodental/preço.

4 – Conteúdo x termo buscado

Se o usuário fez uma busca por “quanto custa uma coroa dentária”, ele quer saber sobre isso, simplesmente.

Então se preocupe em gerar um conteúdo educativo sobre o tema pesquisado e qualquer informação adicional é um “luxo”.

Não criar conteúdo condizente com a palavra-chave aumenta a chance do Google penalizar o seu site, já os algoritmos e atualizações priorizam a experiência do usuário na página.

Foque sempre em resolver problemas de acordo com a busca dos usuários, isso gera valor à sua marca e reflete em vendas também.

Por fim, a metodologia SEO vai muito além das 4 dicas listadas neste conteúdo. Porém, elas são uma boa introdução para começar a utilizar os mecanismos de busca a favor da sua empresa.

Afinal, estar on-line, nas redes sociais e no Google é fundamental para ter relevância no mercado atual.

 

Este conteúdo foi produzido por Clínica Ideal

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