AS MELHORES DICAS PARA A SUA EMPRESA!

Valor de empresas: você conhece os detalhes que o impulsionam?

Valor de empresas: você conhece os detalhes que o impulsionam?

Já pensou nos detalhes que podem estar impactando o valor da sua empresa? Sim, porque melhorias simples podem aumentar o valor das empresas no mercado. E isso fica muito evidente quando se realiza uma avaliação de empresas (valuation).

A indicação desses pontos é uma espécie de bônus do valuation para além da apuração do valor justo da empresa. Dentre os inúmeros aspectos que acabam afetando a valorização dos negócios, escolhemos alguns detalhes operacionais, comerciais e financeiros para destacar neste post.

Se você está interessado em melhor seu negócio, então confira nosso artigo!

Cinco dicas de gestão financeira para estar atento

Em primeiro lugar é preciso dizer que o processo de avaliação da empresa passa pela análise de dados estratégicos. Por consequência, permite uma espécie de “raio-x” do negócio.

Isso ajuda na análise do desempenho de várias áreas. E gera indicadores importantes para a gestão financeira. O valuation ajuda o empresário a visualizar as áreas mais e menos vantajosas de sua empresa.

E, comumente, o próprio avaliador de empresas ajuda nessa análise. Com know-how de outras avaliações e da análise de mercado, esse profissional tem mais parâmetros para essa identificação.

Mas, não é só isso.

Além de gerar esses indicadores, a existência de um controle financeiro bem-feito pode incrementar o valor da empresa.

Isso ocorre tanto porque facilita a apuração do valor, como porque o mercado vê com bons olhos esse tipo de organização porque dá transparência.

E tudo que é muito bem visto pelos investidores pode valorizá-la no mercado. Aliás, se de um momento a outro, o empresário quiser aproveitar a valorização do seu segmento para vender, as contas organizadas serão um atrativo e até um diferencial.

Contudo, a melhoria no controle financeiro é uma das necessidades mais recorrentes entre as empresas.

Por isso, elencamos alguns pontos em que as empresas falham com mais recorrência na gestão financeira e, ao mesmo tempo, que representam os itens básicos mais importantes nessa área.

Planilha de controle financeiro

Esse relatório de receitas e despesas é fundamental para a análise do desempenho da empresa. Há, inclusive, plataformas na Internet para ajudar no controle financeiro.

Esses dados podem constituir a memória de informações financeiras, o que é essencial para uma aplicação precisa dos métodos de avaliação de empresas

Detalhamento dos itens da receita e margem financeira

É a organização de dados para reconhecer quais produtos ou serviços tem maior receita. Além disso, quais tem maior lucratividade. Isso permite saber quais oferecem maior margem.

Mas garante também certificar-se de que estejam sendo tão lucrativos quando se imagina. É bem comum que, na ponta do lápis, depois da dedução de custos, o empresário perceba que seu lucro não foi tão grande quanto imaginava.

Detalhamento dos centros de gastos

Os gastos de uma empresa podem ser divididos basicamente em: impostos; custos com produção; e despesas administrativas, financeiras, comerciais, operacionais e salariais, caso não tenham sido computadas nos custos de produção.

A organização da planilha de controle financeiro por centro de gastos facilitar imensamente a análise.

Em primeiro lugar, beneficia a percepção das áreas com gastos mais altos e a previsão de readequações como, por exemplo, a otimização de despesas ou alteração de Regime Tributário.

Em segundo lugar, facilita a checagem da qualidade de informações por área e evita erros.

Por exemplo, o detalhamento dos custos de um produto ou serviço precisa estar correto. O lançamento incompleto ou a falta de inclusão dessa informação fará o empresário supor uma lucratividade maior do que a realidade.

Importância do Relatório de Fluxo de Caixa

Tanto quanto o controle de receitas e despesas, é preciso fazer a planilha de Fluxo de Caixa. Nela se contabilizam entradas e saídas de recursos da empresa para reconhecer a necessidade de capital de giro para administrar a empresa, por exemplo.

Muitos negócios se comprometem por falta desse controle simples e se desvalorizam.

Necessidade de prazos definidos para análise dos relatórios

Mas de que adianta ter os relatórios, se eles não são analisados? É importante estabelecer rotina para análise dos dados e tomada de decisões.

Cinco pontos operacionais que podem valorizar empresas

Pois é, pequenas melhorias na área de produção das empresas também podem aumentar seu valuation. Melhorias na área de produção otimizam o desempenho comercial e aumentam o valor de empresas mercado.

Veja o que pode fazer a empresa valer mais, a saber:

1. Aproveitar melhor a capacidade produtiva da empresa para que atenda melhor às demandas do mercado e se torne mais competitiva, reduzindo os custos proporcionalmente.
2. Avaliar a produtividade de sua empresa, isto é, otimizar a relação entre produção, tempo e qualidade.
3. Observar a qualidade dos equipamentos porque tecnologia obsoleta diminui a produtividade, aumenta os gastos com manutenção e equipe, logo, desvaloriza a empresa.
4. Verificar se os prazos entre o período de produção e a data de entrega são atrativos e competitivos.
5. Analisar os custos de produção já que algumas empresas operem com valor de aluguel, mão-de-obra, matéria-prima, e/ou manutenção de equipamentos, por exemplo, acima do padrão do mercado.

Conheça os detalhes comerciais que também impactam o valor de empresas

Será que a gestão comercial de sua empresa está contribuindo para ela valer mais no mercado?

Alguns detalhes podem fazer muita diferença no seu desempenho comercial e impactar seu valor.

Conhecemos o caso emblemático. Os resultados da empresa eram muito bons, mas o valuation mostrou que estavam abaixo de seu potencial.

O representante comercial com maior volume de vendas apresentava resultado abaixo do potencial do Estado onde atuava em nome da marca.

Além disso, a análise do desempenho de outros representantes comerciais demonstrou que o êxito comercial deles estava ligado a grande volume de vendas para poucos clientes. Dessa forma, faltava pulverização, embora houvesse muito espaço comercial a explorar.

Em suma, o volume de vendas dos representantes comerciais “enchia os olhos”, mas, na realidade, não estava suficiente e poderia ser muito maior.

A atuação deles era pontual demais para o potencial da empresa. Era necessário incorporar mais pontos de venda antes que um concorrente o fizesse. 

A realização dessas melhorias daria mais autonomia à empresa, diminuiria o risco de vender para poucos clientes, e a faria crescer. Portanto, é claro, esse era o caminho para a empresa valer muito mais do que naquele momento da primeira avaliação da empresa.

Alguns detalhes a mais sobre avaliação de empresas

As dicas que te apresentamos aqui são algumas dentre as que o processo de avaliação de um empresa pode revelar sobre ela. É uma espécie de bônus do valuation, além de apresentar o valor justo.

Vale lembrar que saber o real valor da empresa é útil em muitas situações como:

– Descobrir o valor de seus ativos;
– Ter equidade em processos de compra e venda de empresas, na fusão de empresas ou na separação de bens ou entre sócios;
– valorar ações em operações voltadas à abertura de capital por meio da realização do IPO;
– saber o valor de empresas para tomar decisões de investimento mais maduras, por exemplo, se deve aplicar recursos financeiros em seu próprio empreendimento ou em um novo;
– reconhecer com precisão o que pode ser considerado um investimento caro ou barato se prefere apostar na própria empresa, amenizando riscos;
– ou mesmo observar esses detalhes que podem melhorar a rentabilidade da organização. E, mais do que isso, para aumentar sua lucratividade no curto, médio ou longo prazo. 

Conclusão

Nesse artigo, mencionamos detalhes financeiros, operacionais e comerciais que podem te ajudar a aumentar o valor de sua empresa no mercado.

A avaliação de empresas nos mais diversos segmentos tem apontado a importância desses itens para valorização de um negócio.  E você, já sabe quanto vale sua empresa ou já pensou em como um valuation poderia ser útil aos seus negócios?

Conteúdo produzido pelo time de comunicação da D&R Negócios Empresariais, especializada em Compra, Venda e Avaliação de Empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *