Aumentando o varejo para a geração Z

geração z

geração z

 

Nós ouvimos muita conversa sobre os Millennials. A revista pensa aos pedaços, o New York Times e o Washington Post postam anúncios, e pilhas de livros falam sobre as opiniões, os estilos de vida e os hábitos de trabalho dos Millennials. Programas de televisão como Girls, Workaholics e Broad City implacavelmente dissecam a cultura milenar. Mas quanto sabemos sobre a geração que vem depois deles, Geração Z?

Esta não é uma questão trivial. A geração Z (ou Gen Z) será, em 2020, “o maior grupo de consumidores em todo o mundo, representando 40% dos EUA, Europa e países do BRIC, e 10% do resto do mundo”. Gen Z vai ser uma grande parte do futuro do varejo, e entender como eles compram, ajudará os varejistas a sobreviver no terreno desconhecido.

 

Quem é a Geração Z?

 

varejo para a geração z

 

Gen Z, em muitos aspectos, reflete a maneira como o mundo está mudando. Eles geralmente nascem entre 1996 e 2010 e sua história é uma história sem inocência, à medida que cresceram na era da Guerra ao Terror e da Grande Recessão, incutindo neles um profundo senso de preocupação social, política e econômica.

E eles são praticamente biônicos, com smartphones e mídias sociais compondo uma faceta essencial de sua vida cotidiana. Entender como a Geração Z (também conhecida como iGeneration) opera como um grupo é entender não apenas o mundo em que eles cresceram, mas também como a tecnologia aumentou suas vidas.

 

GenZ e o Processo de Compras

 

gen z

 

Para a Gen Z, a profunda integração da tecnologia em suas vidas cotidianas afetou a maneira como eles compram. Para eles, o processo parece muito diferente do que há 15 anos atrás:

– Gen Z tem necessidade de um tipo de produto (roupas, cosméticos, etc.)

– Eles realizam pesquisas on-line em diferentes varejistas ou consultam organizações de mídia social até encontrar o melhor negócio para o melhor produto.

– Eles vão até a loja, já sabendo o que querem, recorrendo ao smartphone em vez de um vendedor se precisarem de ajuda.

– Eles compram esse produto (e costumam postar sobre sua compra nas redes sociais) ou saem e conduzem mais pesquisas.

Em particular, o papel dos colaboradores das lojas neste processo é extremamente importante, embora possa não parecer assim desde o início. A maneira como os colaboradores operam em lojas de varejo precisa mudar para acomodar a forma como a Gen Z prefere interagir com eles. Os funcionários da loja precisam oferecer algo mais do que o conhecimento básico do produto, pois, na maior parte, a Geração Z não precisa de ajuda com as informações simples.

Então, como os varejistas esperam proporcionar uma excelente experiência ao cliente para uma iGeneration ampliada, se não forem, de alguma forma, aumentados também?

 

Melhorando a Experiência do Cliente para a Gen Z

 

geração z no varejo

 

Uma maneira de conseguir isso é liberar o poder dos funcionários da loja. As operações de armazenamento em tempo real e as soluções de gerenciamento da força de trabalho podem empregar parte desse poder.

Essas soluções podem:

  • Simplificar as comunicações na loja, dando aos gerentes de loja mais tempo no local, treinando os colaboradores da loja ao invés de ter que responder a e-mails e relatórios corporativos confusos.
  • Ajudar a oferecer aos clientes uma experiência de compra contínua, oferecendo alertas e ações corretivas aos gerentes de loja quando os pedidos on-line não estiverem prontos no momento da retirada ou quando os itens estiverem com pouca carga nas prateleiras.
  • Assegure-se de que os funcionários mais experientes estejam trabalhando durante os períodos de pico da demanda do cliente.

A criação de um ambiente de varejo onde os funcionários da loja são mais engenhosos e a loja está funcionando de forma eficiente fornece aos compradores da GenZ uma experiência em que eles não sentem que seus telefones são seu único recurso útil.

À medida que a maior parte da Geração Z se torna consumidores ávidos, os varejistas precisam aumentar suas operações de loja, fornecendo aos funcionários e gerentes de loja dispositivos móveis, bem como a capacidade de criar experiências positivas em suas lojas. A implementação de soluções de Worfkforce Manager e de operações de lojas em tempo real cria a oportunidade de melhor atender a essa nova geração, proporcionando-lhes uma experiência de compra agradável.

 

Fonte: 

Augmenting Retail for Generation Z

Veja também

Leave a Comment