Você conhece o seu público-alvo?

No momento de definição da estratégia de marketing, existe uma pergunta fundamental para o planejamento de todos os passos:

Você conhece o seu público-alvo?

Parece uma pergunta óbvia, certo? Mas nem sempre é fácil de responder.

Mesmo empresas com anos de atuação no mercado podem encontrar dificuldades em fornecer uma resposta assertiva a essa questão.

E é aí que está o problema!

Isso impede de extrair o máximo potencial das ações de marketing.

 

O público-alvo e as estratégias de marketing

 

 

Não basta ter um produto/serviço de qualidade para alcançar o sucesso.

Para que isso ocorra, é preciso que os consumidores conheçam a sua marca em meio a tantas opções similares existentes.

Nesse sentido, o marketing é uma ferramenta importante para as empresas.

 

Mas basta divulgar e ser conhecido? 

 

Não.

Saber para quem vender é primordial para alcançar bons resultados.

De nada adianta você ter um produto excelente e oferecê-lo às pessoas erradas. O máximo que você vai conseguir será aborrecimentos e prejuízos.

Não à toa uma das primeiras perguntas a ser feita é sobre conhecer o público-alvo na elaboração da estratégia de marketing.

A partir da definição do perfil dos potenciais clientes, é possível definir todos os aspectos de uma campanha, desde os canais de comunicação que serão utilizados até linguagem, estilos, horários e região de divulgação, dentre outros.

Ter conhecimento da capacidade de segmentação das ferramentas permite configurar campanhas de forma a gastar menos e converter mais.

 

Ok, Julio! Mas quais dados eu preciso conhecer?

 

Na hora de definir o perfil do público a ser atingido, muitos se restringem a informações, como gênero, idade, localização e classe social. Embora sejam dados muito importantes, no fundo nos dizem muito pouco sobre essas pessoas.

É mais eficaz saber variáveis de gostos, necessidades, hábitos e costumes etc.

Você precisa buscar o máximo de detalhes possíveis sobre aqueles que você pretende alcançar com seus produtos ou serviços. Evite “generalismos” e vá fundo.

Quanto mais souber, mais ajustada e efetiva será sua estratégia de comunicação.

 

Hum, entendi… E como consigo essas informações?

 

Caso o seu negócio já esteja em andamento há algum tempo, esse trabalho fica definitivamente mais fácil.

Analise o perfil de seus compradores. Se sua empresa opera online, uma boa olhada no banco de dados pode contribuir muito com seu trabalho.

É possível também realizar um pequeno questionário após a página de confirmação de compra.

Atente-se a este detalhe: faça o questionário sempre após a compra!

Você não quer ver seu número de conversões caindo por conta de mais um passo no fluxo de compra.

Além disso, hoje contamos com as redes sociais que permitem contato direto com o cliente.

Mantenha-as atualizadas e interaja com seus seguidores. Assim, você conseguirá um pouco mais de informações sobre o perfil do seu público.

Saber a quem vender é fundamental para o sucesso das estratégias de marketing. Busque sempre meios para compreender mais de seus clientes.

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Nós vamos responder mais rápido que a Millenium Falcon!

Que a força esteja com você!

Você pode aprender um pouco mais sobre em: Cento e Vinte

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