Você sabe o que um ERP pode fazer pela sua empresa

 

Descubra como a otimização da gestão com um ERP pode fazer a diferença para o sucesso de qualquer negócio.

 

Idealizar o funcionamento de um negócio pode ser algo muito interessante, especialmente se estamos fora dele. Projetar e construir expectativas nos permite ter uma visão racional de como tudo funciona e deve funcionar. Porém, quando estamos lidando com o nosso negócio, as coisas são muito mais difíceis.

 

Desempenhar a própria atividade e ao mesmo tempo ter olhos, ouvidos e cérebro em todo lugar é uma missão quase impossível para qualquer empresário, e, ao chegar neste ponto, torna-se imprescindível encontrar ferramentas e meios para se obter um melhor controle de tudo o que está acontecendo a fim de se preparar para o que pode ocorrer no futuro. Afinal, quem gosta de analisar o temperamento difícil do mercado e o comportamento dos clientes sabe que para se destacar em um ambiente competitivo é preciso estar sempre alguns passos à frente da concorrência e muito se engana quem acredita que isso é feito de fora para dentro.

 

Nenhum negócio consegue se consolidar sem bases fortes. Por mais que tenha grande potencial de crescimento certamente o desperdiçará se não pensar em estratégias voltadas para a solidez e a estabilidade em tempos difíceis. Pergunte a qualquer empresário bem sucedido se as coisas sempre correram tal qual ele imaginou e se nunca houve momentos difíceis que realmente ameaçaram a sua empresa. Certamente ele dirá que isso não é possível.

 

Assim, estar à frente é fundamental e neste artigo pretendemos falar um pouco a respeito da importância da gestão eficiente para as empresas, dando enfoque para o sistema ERP e as variadas formas pelas quais podem contribuir para garantir a solidez, a estabilidade e o controle do fluxo de informações dentro de uma empresa.

 

O que é o sistema ERP?

 

ERP, sigla de Enterprise Resource Planning, é um sistema que, em poucas palavras, possui a função de integrar e organizar todo o fluxo de informações das empresas, interligando módulos específicos para diferentes áreas. Assim, é possível fazer o gerenciamento eficiente por setor e também considerando a empresa como um todo. Todas as informações relevantes inseridas no sistema ficam à disposição de todos os setores em forma de relatório, para análise e consulta. É a melhor forma de identificar problemas, trabalhando sobre soluções e pontos fortes, permitindo que novas estratégias de crescimento sejam traçadas.

O Sistema ERP é um aliado importantíssimo da gestão eficiente de qualquer negócio que funciona com vistas ao crescimento. Afinal, embora muitos empresários tenham indubitável talento para desempenhar bem as suas funções, nem sempre é possível ter controle de tudo o que se passa dentro da empresa. Sem informações exatas e sem a análise delas ao longo do tempo, a tomada de decisões torna-se um tiro no escuro e basear-se em instintos pode ser extremamente arriscado.

erp

O que um ERP pode fazer pela seu negócio?

 

Assim, com a ajuda do sistema é possível minimizar erros, reduzir o risco, melhorar a analisa de dados, organizar a situação fiscal, financeira e contábil da empresa como um todo, interligar as informações de todos os setores na nuvem e atuar de forma muito mais transparente, organizada e sólida. O sistema ERP online pode trazer soluções sem as quais o crescimento da empresa é impossível. Sem uma gestão eficiente até mesmo a sobrevivência de qualquer negócio pode estar ameaçada.

 

Nesse contexto é importante ressaltar que também é conveniente que cada setor da empresa conte com um software específico para auxiliar no controle de informações: o setor de pessoal pode contar com uma ferramenta para auxiliar na folha de pagamento, o financeiro para controlar o fluxo de caixa e assim sucessivamente. Essa prática permite certa autonomia ao mesmo tempo que garante uma maior organização e minimiza as chances de erros e prejuízos.

 

Ferramentas de gestão para profissionais autônomos

 

Como já mencionamos, a gestão é fundamental para a solidez de qualquer negócio. Empresas e instituições organizadas impressionam até o cliente mais exigente e, por isso, profissionais e estudiosos da área buscam continuamente desenvolver softwares e ferramentas também para profissionais que atuam fora da esfera comercial, como é o caso dos advogados, por exemplo.

 

Escritórios de advocacia lidam com uma excepcional quantidade de conteúdo, principalmente impresso e é importante que nada se perca. Seguindo o mesmo raciocínio de outras instituições, o escritório de advocacia que atua com vistas ao seu crescimento e à valorização do trabalho dos sócios envolvidos deve cuidar para que a sua reputação e credibilidade cresça entre os clientes de modo a garantir causas mais interessantes e mais voltadas para a especialidade dos profissionais.

 

Buscando garantir o devido registro dos clientes, casos e da atividade como um todo do escritório, o mercado já nos oferece softwares jurídicos extremamente eficientes para garantir uma gestão adequada do controle do fluxo de informações dos escritórios de advocacia. Paralelo ao funcionamento de ferramentas tradicionais de gestão, o software jurídico permite que todo o fluxo de informações seja inserido na nuvem, podendo ser acessado de qualquer dispositivo e de qualquer lugar que ofereça uma conexão à internet.

 

Além disso, o software permite que cada usuário possua acesso ao seu próprio espaço, evitando que conteúdos que não lhe dizem respeito apareçam em seu acesso. O software funciona como um organizador extremamente eficiente, sendo permitido analisar perdas e ganhos, inserir lembretes para não perder prazos ou compromissos e ainda salvar documentos, para que não se extraviem.

 

Um escritório munido de um software jurídico evita que os advogados percam tempo precioso organizando um conteúdo difícil de se gerir, permitindo que todo o trabalho seja voltado para aprimorar a atuação de todos os envolvidos, inclusive estagiários, que invariavelmente são contratados apenas para lidar com intermináveis pilhas de papéis e acabam por não aprender o que é necessário para sua preparação, adequada a uma futura atuação quando formados. Assim, basta inserir as informações em seu devido espaço tão logo um cliente novo chegar e o software fará o gerenciamento dessas informações da melhor maneira possível. De forma organizada, o escritório abre larga vantagem com relação àqueles que não conseguem superar as expectativas dos clientes porque enfrentam problemas de gestão.

Veja também

One Thought to “Você sabe o que um ERP pode fazer pela sua empresa”

  1. […] maior conforto, anexe os arquivos de retorno, emitidos pelo seu banco, no sistema de controle do ERP, e mantenha-se atualizado sobre os clientes que já quitaram, e os que ainda não pagaram, seus […]

Leave a Comment