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O que é o Endomarketing? Entenda qual sua importância!

O endomarketing é tão importante para uma empresa quanto a impermeabilização de lajes é para uma obra. Este conceito não é novo, mas ganhou ainda mais força por conta da nova dinâmica entre contratante e contratado.

E para quem não sabe, esta palavra complicada trata do marketing interno, tudo isso para que as grandes promessas e todo o time de colaboradores mantenham-se satisfeitos e conquistem ainda mais lucros com seus esforços. Quer saber mais a respeito? Então vem com a gente.

Os eventos são uma estratégia de endomarketing 

Seria muito ruim se você trabalhasse numa instalação de sistema de sprinklers e tivesse supervisores que conversassem apenas na hora da ‘bronca’, certo? Esta horizontalidade no diálogo deve ser primordial, como também alguns eventos em certas datas específicas.

Naquele ambiente haverá descontração, motivação, engajamento e a oportunidade dos colaboradores se conhecerem, fora do dia a dia mais comum. Dentre as festas, podemos ter comemorações de fim de ano, de Dia das Crianças, Dia dos Pais, Dia das Mães, entre outros.

Dependendo do valor que tem disponível para os gastos do evento, também é válido fazer sorteios de brindes. Então, podemos considerar algumas parcerias e entrar em contato com marcas próximas. Isso fará a alegria de todos os presentes.

Palestras motivacionais e treinamentos também incentivam o crescimento profissional e a satisfação do time. Esse tipo de ação contribui ainda para deixar a equipe mais receptiva aos objetivos corporativos e focada nos resultados.

Faça o alinhamento do discurso da empresa 

Aproveite aquele ambiente como oportunidade para alinhar discursos como o posicionamento da empresa no mercado, as estratégias traçadas para o crescimento e quais foram os resultados obtidos pelos colaboradores durante aquele período.

Saiba que, o discurso do presidente, dos gerentes e líderes enchem os olhos, porém, deixe espaço para um ou outro funcionário dialogar a respeito de sua vivência e experiência no ramo. isso será motivo de orgulho e influência para todos.

Comunicação interna 

Como já dissemos anteriormente, apostar numa comunicação horizontal só trará benefícios. Com a chegada da tecnologia, as opções para uma excelente comunicação interna se ampliaram.

Dentre os meios mais utilizados para ouvir as sugestões dos colaboradores estão:

  • A intranet;
  • Os murais;
  • Os periódicos internos;
  • Os boletins informativos;
  • E o newsletter.

Faça experimentações

Pense em fazer uma transmissão ao vivo de palestras e cursos, sejam eles de Marketing Digital ou Emissão De Avcb. Pois, assim, todos os colaboradores poderão ter uma melhor formação e você, como gestor, gastará menos com isso.

Outro ponto que é válido para experimentações, é expandir os eventos para a comunidade externa. Com toda a segurança necessária e os cuidados referentes a aglomerações (algo fundamental atualmente), este passo pode ser viável para que, no futuro, algumas destas pessoas venham a ter interesse em vestir aquela camisa.

E agora é só tirar estas dicas do papel e aproveitar uma excelente comunicação interna e todos os seus benefícios.

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