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6 erros de marketing e vendas que podem comprometer suas metas

Aperfeiçoar os processos de uma empresa é uma das principais posturas para manter-se em destaque no mercado. Com a transformação dos hábitos e demandas do consumidor online, muitos profissionais precisam se adequar a essa nova realidade e adotar as práticas que melhor se encaixam em seu departamento de marketing e de vendas.

Vemos uma tendência muito grande na integração das ações e campanhas desses dois setores para obter melhores resultados, já que por muito tempo ambos eram algo completamente separados e isolados. Com isso, entende-se melhor toda a jornada do comprador e é depositada energia nos objetivos de maior prioridade.

Diante desse novo e pouco conhecido cenário muitos empreendedores podem ficar um pouco perdidos, evitando adotar boas práticas e perdendo chances reais de vendas. Tão importante quanto saber o que fazer, é saber o que não deve ser feito. Conheça abaixo alguns erros que podem comprometer suas metas.

 Não ter alinhamento entre marketing e vendas

Em uma estratégia moderna de negócios, ter os departamentos de marketing e vendas desconectados um do outro pode ser algo que traz mais malefícios do que bons resultados.  Afinal, em uma empresa todos devem trabalhar juntos pelo bem maior, certo? Então por que as ações desses dois setores ainda são pensados de maneira separada?

Segundo a Aberdeen Group, empresas que têm as equipes de marketing e vendas dessincronizadas viram seu faturamento anual cair 4%. Já aquelas que possuem equipes integradas tiveram um aumento de 20% no faturamento.

Metas e objetivos bem definidos

Se fosse perguntado agora você saberia quais as metas e objetivos da sua empresa para esse ano? E seu colega de marketing?

Essa é uma questão que pode impactar todas as ações e campanhas criadas pelo marketing e também os atendimentos e propostas criadas pelo time comercial. Não saber para onde ir é tão grave quanto não ir.

Tenha certeza que todos estão conscientes das metas e objetivos do mês, do semestre e até mesmo do ano inteiro. Defina em conjunto esses números e tenha certeza que eles são alcançáveis, evitando que as equipes sintam-se frustradas por não alcançarem uma meta que desde o começo era impossível.

Falta de definição de estratégia conjunta

Esse é um ponto essencialmente conectado aos dois primeiros, pois é a partir de uma estratégia que define-se o como, para quem, quando, onde e porquê será realizado o trabalho. Por isso, sem um forte alinhamento de metas e objetivos bem definidos, criar uma estratégia eficiente será uma missão impossível.

Nesse momento, busque ter claro as responsabilidades e tarefas de cada equipe, evitando retrabalhos ou pior, trabalho nenhum.

 Não dar atenção ao funil de vendas

Vendas e marketing comumente possuem diferentes ideias de quais são as etapas do funil de vendas e o que é necessário para levar o lead para a próxima fase.

Priorize a geração de leads qualificados, já que essa é uma prática que visa oferecer mecanismos para que uma empresa consiga converter os visitantes do seu site de maneira natural e eficiente.

Ao definir o funil juntos, tanto vendas quanto marketing ficam preparados para atender da melhor maneira o lead, disponibilizando o conteúdo que ele precisa naquele momento, não deixando que ele seja afastado por uma abordagem inadequada com sua demanda.

Falta de material para suporte

Suas equipes estão alinhadas, criaram uma estratégia que incorpora as qualidades dos dois setores, as metas e objetivos estão alinhadas, mas por que as vendas ainda usam aquelas mesmas apresentações de sempre?

Esse é um fator que pode afetar consideravelmente a impressão que uma pessoa tem de sua empresa. Uma pesquisa realizada pela MarcomCentral, perguntou às equipes de vendas os recursos mais solicitados pelas equipes de marketing, entre os principais pedidos estão:

  • Flyers de produtos/ planilhas de especificações: 74%
  • Apresentações: 56%
  • Estudo de casos/ Histórias de sucesso: 47%
  • Vídeos: 39%

Tenha certeza que seus vendedores tenham o tipo de conteúdo que precisam. Pergunte, converse e entenda suas principais demandas para otimizar o tempo da abordagem com o prospect.

Entender e definir qual é a Unique Value Proposition da sua empresa

Antes de mais nada, deixe-me explicar o que é “unique value proposition”. Segundo a Unbounce é:

“Uma declaração clara que descreve o benefício da sua oferta, como você resolve as necessidades do seu cliente e o que o distingue da concorrência.”

Quando criamos uma empresa qual é o objetivo principal? Vender um certo produto ou serviço, certo? Na verdade, não. Todo dia novas ferramentas, produtos e serviços são criados, buscando atingir o mesmo público que o seu.

O que define sua empresa? O que você proporciona de diferente de seus concorrentes? O que seu cliente encontrará apenas em sua empresa? Responda essas questões e você saberá qual é a sua unique value proposition. 


O objetivo de toda empresa é atingir e superar suas metas de vendas, esse é o sinal de que você está fazendo seu trabalho de maneira correta. E integrar as ações das equipes de marketing e vendas é uma positiva maneira de se beneficiar de suas melhores qualidades, proporcionando ao cliente uma ótima experiência de compra. Com isso, suas vendas são impulsionadas e o trabalho de sua equipe se torna mais simples e intuitivo.