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Atendimento corporativo: conheça 3 dicas

A parte do atendimento é uma das mais importantes dentro dos setores de vendas pensados para consumidores finais de empresas, como o comprador de uma camiseta.

Entretanto, quando falamos de um atendimento corporativo, estamos trabalhando com um tipo de atenção a outro tipo de cliente, sendo este uma empresa, no mercado B2B.

Esse tipo de mercado e atendimento trabalha com vendas de produtos e serviços que podem ser importantes para outras empresas, auxiliando tanto em seus relacionamentos com clientes, até mesmo durante o funcionamento de trabalhos habituais.

Veja abaixo algumas informações a mais sobre atendimento corporativo, sobretudo, para entender a forma que ele é utilizado para fidelização, e algumas dicas principais.

O que é um atendimento corporativo?

O atendimento corporativo ou atendimento B2B (Business to Business) é uma forma de trabalho que volta suas atenções a clientes finais de empresas, sendo estes igualmente corporações, que compram algum tipo de serviço ou produto, tendo uma experiência.

Por exemplo, uma empresa de serviço de gerenciamento de resíduos trabalha com empresas de diferentes ramos vendendo esse serviço e trabalhando de forma contínua, como:

  • Vestimenta;
  • Alimentos;
  • Indústrias;
  • Automação.

Isso acontece por meio de eventuais trocas de aparelhos, quedas no sistema, melhorias e outras formas de estabelecer contato durante o contrato existente entre as partes.

O atendimento entra dentro dessa situação como o profissional que está a par da situação do cliente, conhecendo a sua relação com a empresa, e verificando as principais formas de atendê-lo, trazendo as melhores soluções e formatos de trabalho que o satisfaçam.

Em outras palavras, é trabalho desse profissional entender os principais pontos negativos e positivos dessa relação de trabalho, procurando implementar mudanças que venham a enriquecer.

Como ele pode fidelizar clientes?

Apesar da fidelização de um cliente ser providenciada a partir de diferentes aspectos e áreas que envolvem uma empresa, como a produção de um serviço ou produto e até a forma de abordagem e venda, é por meio do atendimento que isso acontece com facilidade.

Afinal, é o profissional de atendimento que vai estar em contato direto com clientes depois da compra de um produto B2B, entendendo seu dia a dia e suas vontades.

E dentro desse modelo de negócio tudo fica ainda mais necessário para o atendimento, tendo em vista que lidar com empresas e seus funcionários requer mais jogo de cintura.

Isso porque, dentro de um aspecto de comprar tradicional, ou seja, de cliente pessoa física e empresa, as escolhas e até mesmo o tempo de permanência são mais rápidos.

No entanto, quando falamos de um mercado B2B tudo passa a ser diferente, contando com uma demora tanto para escolher um produto ou serviço, contratos que são mais longos, e certamente atendimentos que pedem da companhia de açaí da fábrica mais paciência.

Dessa forma, fica mais interessante trabalhar uma fidelização, principalmente em meio a esse contato contínuo, entendendo o dia a dia do cliente, sobretudo seus desejos de melhora relacionados ao que é oferecido, por meio, por exemplo, de feedbacks.

Elaborando esse atendimento para sua empresa

A seguir vamos ajudar você e sua empresa, como uma consultoria de qualificação de desempenho ou validação de processo a elaborar o melhor processo possível de atendimento corporativo ao cliente.

1. Disponha da melhor equipe

A equipe que faz o atendimento dentro da empresa deve ser a mais bem preparada possível, prestando atenção a todos os pontos do cliente, entendendo suas preferências e sobretudo conseguindo se comunicar com facilidade as questões da empresa.

2. Trabalhe com materiais ricos 

Alguns tipos de materiais devem estar sempre em utilização por parte do atendimento ao cliente, ainda mais se tratando de empresas e seus executivos.

Quanto mais informação, divulgada da forma mais concisa e convincente possível, melhor será na hora de entender o lado do cliente de uma empresa de transporte de cargas.

3. Pense em benefícios exclusivos

Os benefícios sem dúvidas fazem parte de uma das principais ações envolvendo fidelização.

Isso porque contam com oportunidades que são sempre bem-vindas pelos clientes, ainda mais quando exibem uma grande vantagem, como uma economia.

Considerações finais

Existem diferentes formas de começar a trabalhar uma fidelização com clientes, mas um dos primeiros passos para isso é começar a entender as grandes diferenças em relação aos atendimentos ao cliente, e começar dentro disso a moldar a relação com o consumidor.

Para isso, nada melhor do que começar a trabalhar as equipes de forma correta, sempre agregando treinamentos que moldem aquele profissional, juntamente com materiais e informações ricos. Por fim, o feedback é o ponto que deve sempre estar presente.